A Banda Zona Tribal teve um inicio não muito convencional. Oriundos de várias vertentes musicais como o folk do boi de Parintins, os integrantes se conheceram tendo como ponto em comum o rock.
A mistura entre o universo urbano de Manaus e indígena do Amazonas resultou em um trabalho permeado de expressões e sonoridades tribais, somado ao discurso social das letras e a musicalidade universal do rock. Formada por Jean Carlo (guitarra), Marcos Moura (bateria) e Mencius Melo (vocal), a ZT atingiu o público da região norte do Brasil de uma forma rápida e inesperada. Em pouco tempo a banda formou uma legião de fãs que resultou em milhares de acessos no site. De lá para cá, muita coisa aconteceu, foram dois discos lançados, o homônimo ‘Zona Tribal’ em 2002 e "Extremo Norte" em 2006. O sucesso dos shows e das rádios os levaram as TV’s locais , onde gravaram inúmeras participações.
Além do reconhecimento crítico, a banda fez apresentações de abertura de inúmeros shows nacionais em Manaus e participou dos maiores festivais musicais no norte do país. Tanta experiência e atitude não tardariam a dar bons resultados. Contratados pela gravadora Blast Records do Rio de Janeiro em 2009 gravaram o terceiro disco da carreira intitulado "Crônicas”.