×

Curiosidades sobre Zé Keti

Enviar curiosidade >
  • Em 1965, Zé Keti teve músicas incluídas na trilha sonora do filme "A Falecida", de Leon Hirszman.
  • Em 1964, ao lado de Nara Leão e João do Vale Zé Ketiapresentou-se no Show Opinião, um dos primeirosgritos artísticos de protesto contra o regime militar. Neste show lançou os sucessos "O Favelado","Nega Dina" e "Opinião". Este samba inspirou os nomes de um jornal, de um teatro, do grupo que encenou a peça e do segundo elepê de Nara, lançado no final de 1964.
  • Em 12 de fevereiro de 1968, Zé Keti foi eleito Cidadão Samba.
  • Em 2001, Zé Keti foi homenageado durante um mês pelo Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro com quatro shows revisitando sua obra: "Zé Kéti e o cinema", com Dona Ivone Lara e Zé Renato; "Zé Kéti: Um sambista de 4 opinião e Zicartola", com Noca da Portela e Marília Medalha; "Zé Kéti e a boemia", com Elton Medeiros e Tereza Cristina e "Zé Kéti: A voz do morro", com a Velha Guarda do Império Serrano. Foi apresentada ainda a exposição "Diz que fui por aí", com fotos de sua vida e carreira.
  • No início da década de 1970, Zé Keti fez parte da Ala dos Compositores da Portela ao lado de Monarco, Candeia, Paulinho da Viola, João Nogueira, Wilson Moreira, entre outros.
  • Zé Keti participou das atividades musicais do Zicartola, restaurante de Cartola e Dona Zica, do qual foi diretor musical. O Zicartola atraía sambistas, artistas, intelectuais e a burguesia da Zona Sul carioca. Ali conheceu Carlos Lyra, com quem compôs "Samba da legalidade", apresentando estes a Nélson Cavaquinho, Élton Medeiros e outros bambas. Com este grupo participou também da luta pelos direitos autorais.
  • Nara Leão, que conheceu Zé Keti no Zicartola, gravou "Diz que fui por aí", em seu primeiro disco solo.
  • Em dezembro/1967, Zé Keti venceu o 2º Concurso de Músicas de Carnaval, no Maracanãzinho, quando um grande juri de especialistas, presidido também por R. C. Albin, então diretor do MIS, escolheu sua música "Amor de Carnaval".
  • Em 1976, Zé keti ganhou da Riotur o premio de melhor compositor carnavalesco com o samba "Amor e fantasia".
  • Em 1969, Zé Keti venceu o Carnaval como intérprete da marcha-rancho "Avenida iluminada".
  • Zé Keti recebeu o troféu Euterpe como o melhor compositor carioca e com Nelson Cavaquinho, o troféu O Guarany, como melhor compositor brasileiro.
  • Em 1998, Zé Keti ganhou o Prêmio Shell pelo conjunto de sua obra: mais de 200 músicas. Nesta noite foi homenageado por muitos músicos da Portela, entre eles, Paulinho da Viola, Élton Medeiros, Monarco e a própria Velha Guarda, em show dirigido por Sérgio Cabral e encenado, em noite única, no Canecão do RJ.
  • Em 1967, a marcha "Máscara negra", gravada por Zé Keti e também por Dalva de Oliveira, foi a música vencedora do carnaval, tirando o 1º lugar no 1º Concurso de Músicas para o Carnaval, criado naquele ano pelo Conselho Superior de MPB do Museu da Imagem e do Som e fazendo grande sucesso nacional.
  • Em 1966, a música de Zé Keti fez parte da trilha sonora do filme "A Grande Cidade", de Carlos Diégues.
  • Zé Keti lançou "Acender as velas", considerada uma de suas melhores composições. Esta música inclui-se entre as músicas de protesto da fase posterior a 1964; desmistificando a beleza do morro, a letra possui um impacto muito forte, criado pelo relato dramático do dia-a-dia da favela. Além de Nara Leão, Elis Regina também obteve enorme sucesso com a gravação desta música.
  • Em 1998, Zé Keti ganhou o Prêmio Shell pelo conjunto de sua obra: mais de 200 músicas. Nesta noite foi homenageado por muitos músicos da Portela, entre eles, Paulinho da Viola, Élton Medeiros, Monarco e a própria Velha Guarda, em show dirigido por Sérgio Cabral e encenado, em noite única, no Canecão do RJ.

Mais tocadas

Ouvir Zé Keti Ouvir

Biografia

Ver completa >
Nascido em 16 de setembro de 1921, embora tenha sido registrado, em 6 de outubro, no bairro de Inhaúma, José Flores de Jesus, ficou conhecido como Zé Kéti . Em 1924, foi morar em Bangu na casa do avô, o...

Discografia

Ver mais >

Artistas relacionados

Ver mais >

Últimas notícias

Ver mais >