Cansado da ditadura e da censura e se precavendo do governo militar que estava à sua caça, lá no final dos anos 60, Chico Buarque se auto-exilou na Europa. O carioca deixou alguns registros na Itália, no idioma local, voltou ao Brasil e um de seus primeiros trabalhos foi “Construção” (1971) – onde estão a clássica “Deus Lhe Pague” e a faixa-homônima. Com a mesma intensidade destas canções nasce, em 2007 no Rio de Janeiro (RJ), o Zander.
O grupo é formado por Gabriel Arbex, Philippe Fargnoli, Leonardo Mitchell e Gabriel Zander, que foi agraciado pelos demais com a escolha de seu sobrenome para batizar o inédito projeto. Nele, os envolvidos se desprendem das amarras de suas bandas atuais e anteriores (como Noção de Nada, Dead Fish, Deluxe Trio e Heffer) para criar algo despojado e novo. Ok, isso poderia soar pretensioso demais, mas não é: “Em Construção”, lançado em SMD (Semi Metalic Disc) – uma mídia idêntica ao CD, porém com custo mais baixo, o que torna o preço final mais acessível – pela Ideal Records, está aí para provar isso.
Maturado por um ano, entre julho de 2007 e julho de 2008, o EP foi lapidado sem pressa ou alarde, com a banda tendo o cuidado para que o resultado final ficasse exatamente como queriam. Para isso, o estúdio Superfuzz, no Rio, foi a base onde tiveram idéias e as colocaram em prática sob produção dos próprios Arbex, Fargnoli e Zander, levando para Fernando Sanchez (baixista do CPM22, que já trabalhou com nomes como Hurtmold, Polara, Garage Fuzz e Ratos de Porão) masterizar no renomado El Rocha, em São Paulo (SP).