Com onze anos Zac deu os primeiros passos na sua carreira, quando os pais perceberam a sua habilidade para cantar. As lições de canto cedo lhe deram um papel em Gypsy. Foi então que fez a sua estréia no teatro, com Peter Pan. A esta peça seguiram-se Mame, The Little Shop of Horrors e The Music Man. Depois da aparição em palco, seguiram-se rapidamente participações em séries de TV, incluindo Firefly, ER e The Guardian. Depois de fazer várias participações especiais na série Summerland, Zac ganhou um personagem regular na série chamada Cameron Bale, um pinga-amor. Zac também participou em episódios pilotos de séries como The Big, Wide World of Carl Laemke, Triple Play e The Suite Life of Zack and Cody. Participou como criança autista no filme televisivo Miracle Run, juntamente com Mary-Louise Parker and Aidan Quinn.
Em 2006 e 2007, gravou a primeira e segunda edições do sucesso adolescente High School Musical, respectivamente. Foi ainda protagonista da adaptação ao cinema de Hairspray, contando com a participação de John Travolta.
Zac, no primeiro High School Musical não canta, na verdade canta apenas no começo das músicas, o motivo é que, o tom de voz de Zac (ele é Barítono), não se encaixava nas canções. Sua voz foi vista pela primeira vez no filme Hairspray.