Yamaguchi Momoe nasceu em Shibuya, Tóquio, no dia 17 de janeiro de 1959. Pouco depois de seu nascimento, foi deixada aos cuidados de seus avós maternos até os quatro anos de idade. A artista diz que mantém algumas de suas memórias mais carinhosas desse período de sua vida. Aos quatro anos, Yamaguchi voltou a viver com seus pais e sua irmã mais nova, Toshie, em Yokohama. Porém, pouco tempo depois dessa reunião, seus pais se separaram e a família se mudou para Yokosuka.
Yokosuka foi o lar da família até Yamaguchi alcançar a popularidade na indústria do entretenimento. A cidade também foi o foco de uma de suas músicas mais conhecidas, I Came From Yokosuka. A vida de Yamaguchi seguiu sem acontecimentos após o fim do casamento de seus pais, até seus 13 anos, quando ela apareceu no programa de talentos “Star Tanjou”.
Cantando Kaiten mokuba, Yamaguchi ficou em segundo lugar na competição. Apesar dessa pequena decepção, ela recebeu onze ofertas de diversas companhias e escolheu a CBS Sony. Com 13 anos, Yamagushi lançou seu primeiro EP, Toshigoro, além de estrear como atriz no filme de mesmo nome. Por ter alcançado uma posição notável no “Star Tanjou”, foi uma decepção o fato de sua estréia ter alcançado somente a 37ª posição na Oricon.
O sucesso chegou à vida de Yamaguchi com seu single seguinte, Aoi kajitsu, também lançado quando a cantora estava com 13 anos. Ele alcançou a 9ª posição na Oricon, e muitas pessoas atribuíram o sucesso da canção às suas letras sugestivas.
Com seu próximo single seguindo a mesma linha, não surpreende o fato de que o sucesso de Yamagushi tenha chegado ao que é hoje. Hito natsu keiken foi seu primeiro single de grande sucesso, chegando à terceira posição da Oricon. Mais uma vez, o conteúdo das letras foi, possivelmente, o que levou o lançamento ao sucesso. Porém, conforme Yamaguchi crescia, ela ganhava mais controle sobre sua carreira, passando a apresentar músicas que mostravam as mulheres como pessoas independentes.
Em 1974 Yamaguchi voltou às telas grandes para seu segundo filme, “Izu no odoriko”, baseado em um livro curto escrito pelo ganhador do Prêmio Nobel Kawabata Yasunari em 1926. Seu papel no filme a apresentou ao ator Miura Tomokazu, que, na época, estava com 22 anos, enquanto Yamaguchi tinha apenas 14. Apesar da diferença de idade, o par foi notado pela mídia japonesa como a “combinação de ouro”, devido à sua química.
Após sua participação em filmes, Yamaguchi se envolveu com a popular série “Akai Series”, um dorama que foi ao ar entre 1974 e 1980. Yamaguchi esteve em diversos episódios da série, que teve uma boa audiência devido ao status de ídolo da cantora.
O 13° single de Yamaguchi, Yokosuka Story, lançado em 1976, foi o Segundo a chegar à primeira posição da Oricon. Apesar de Tóquio ser a cidade natal da cantora, ela sempre deixou claro que considera Yokosuka seu verdadeiro lar.
No 29° Kouhaku Uta Gassen, em 1978, Yamaguchi e Sawada Kenji (também conhecido como vocalista da banda de rock The Tigers), substituíram as tradicionais apresentações enka como últimas músicas do ano.
No dia 20 de outubro de 1979 anunciou abruptamente, em um show em Osaka, que estava namorando com Miura Tomokazu. Ao anúncio se seguiu uma intensa cobertura de imprensa sobre o relacionamento do casal. No dia 7 de março de 1980, Yamaguchi anunciou que ela e Miura estavam noivos e que ela se afastaria da carreira musical, para surpresa dos fãs. A ideia do afastamento parece ter surgido da dissolução do grupo idol Candies, em 1978, que havia expressado seu desejo de voltar a fazer shows. Próximo da aposentadoria da cantora, planos foram feitos para vários lançamentos. No dia 5 de outubro de 1980, Yamaguchi fez seu show de despedida no Nippon Budokan.
Na noite seguinte, um quadro especial foi ao ar no programa “Yoru no Hit Studio”, da Fuji TV, comemorando a carreira de Yamaguchi. Vários famosos da indústria musical apareceram como convidados, incluindo Wada Akiko (a quem Yamaguchi considera como sua professora), Oota Hiromi, Ann Lewis, Iwasaki Hiromi, Takada Mizue, Pink Ladies, Koyanagi Rumiko, Mori Masako, Sakurada Junko e muitos outros.
A última aparição televisiva de Yamaguchi foi ao ar no dia 13 de outubro, com o programa “Yamaguchi Momoe Special: The Last Song”, que foi ao ar pela Nihon TV. No dia 15 do mesmo mês, Yamaguchi se aposentou oficialmente da Horipro Inc. A cantora se afastou do show business aos 22 anos, apenas sete anos após o início de sua carreira.
No dia 19 de novembro, Yamaguchi Momoe e Miura Tomokazu se casaram na Igreja Reinanzaka, em Tóquio. Mais tarde naquele ano, Yamaguchi lançou sua biografia, que continha uma explicação detalhada sobre sua infância, sua vida como uma celebridade e suas experiências no amor. O livro se tornou um bestseller, vendendo cerca de 200 milhões de cópias em dezembro.
Apesar da constante atenção da imprensa, Yamaguchi conseguiu se manter distante dos holofotes e se tornou um exemplo da “dona de casa perfeita”. Sempre há especulações sobre o retorno da estrela, que encerrou a carreira no auge de sua popularidade. Apesar disso, Yamaguchi se tornou uma das grandes celebridades daquela era e se mantém popular hoje em dia, tanto quanto foi em sua adolescência.