Hitomi Yaida nasceu em 1978 em Osaka, e lá cresceu. Antes de se focar em sua carreira musical, ela se formou em Francês e Literatura na Universidade de Kansai.
Aos 19 anos, Yaiko (seu apelido) comprou uma guitarra barata, uma Yamaha, por 10.000 ienes e aprendeu a tocar sozinha. Começou a compor. Seu esforço foi compensado 3 anos mais tarde, aos seus 22 anos, quando fez seu debute como artista indie na Aozora Records. Seu primeiro single foi o “Howling” e, apenas dois meses após seu lançamento, assinou contrato com a Toshiba-EMI, virando major, bem como um contrato curto com o selo UK indies.
Seu primeiro álbum, “Daiya-monde”, alcançou o topo das paradas de sucesso no Japão rapidamente e Yaida saiu em turnê por todo o país. Seus shows eram bastante populares: todos tiveram os ingressos esgotados na pré-venda. Em seguida aos seus shows no Japão, seis shows na Inglaterra foram inclusos na turnê, todos em pequenos clubes. Dois eventos especiais aconteceram em agosto: ela se apresentou no Osaka Jo Hall e no Yokohama Arena.
Após outros eventos e lançamentos, saiu sua primeira coletânea de sucessos, em 2002, a artista sob o pseudônimo Yaiko, no Reino Unido. Lançou um álbum novo a cada ano desde então, exceto em 2004, quando deu preferência a dois álbuns de 'maiores sucessos', em vez de um com músicas novas. Um desses álbuns era uma coletânea de seus singles, com suas próprias faixas preferidas.
Entre 2003 e 2004 não se falou muito nela. Ela não se ausentou completamente da cena musical, mas também não estava em plena atividade. No fim do ano, fez dois shows no Osaka e no Tokyo dome, que atrairam juntos cerca de 80.000 fans.
Em 2005, Yaida participou de um MTV Unplugged. Embora no ocidente o MTV Unplugged não seja nada tão especial e vá ao ar freqüentemente, no Japão ainda o é, e apenas um seleto grupo de artistas (entre eles Chage and Aska e Utada Hikaru) já participou de um. A resposta para a sua performance acústica foi tão grande que toda uma turnê acústica aconteceu a seguir. Ambas, a performance na MTV e a filmagem da turnê, foram lançadas em DVD, em dezembro do mesmo ano.
Em agosto de 2005, ela finalmente lançou um álbum de composições novas, depois de dois anos: O “Here today – gone tomorrow”. Armada com essas músicas novas, ela se apresentou em diversos festivais durante o verão. Terminou 2005 com duas performances: no Nihon Budokan e no Osaka Jo Hall.