Wings foi uma banda de rock dos anos 1970, liderada por Paul McCartney, formada após o fim dos The Beatles. Durou de 1971 até 1981. A banda atingiu bastante sucesso embora tenha mudado constantemente de integrantes. Somente três integrantes permaneceram do início ao fim: Paul McCartney, Linda McCartney (esposa de Paul) e Denny Laine.
Logo após o fim dos Beatles, Paul McCartney lançou seu primeiro álbum solo somente com a participação de sua mulher, Linda, nos vocais. No segundo álbum solo de Paul, houve a participação de outros musicos entre eles o baterista Denny Seweill.
Em agosto de 1971, Paul resolveu formar uma nova banda de rock. Ele chamou o baterista Denny Seweill e o guitarrista Denny Laine (ex-Moody Blues) para juntar-se a ele e a mulher. Segundo Paul, o nome da banda surgiu após o nascimento complicado de sua segunda filha, Stella McCartney.
Os Wings lançaram seu primeiro trabalho ainda em 1971, Wild Life. Para recriar o clima de uma gravação ao vivo, os Wings lançaram as músicas sem fazer muitos takes, o que acabou desagradando aos críticos por considerar o álbum fraco.
Em 1972, os Wings apresentaram-se pela primeira vez ao vivo em algumas universidades inglesas e na Escócia. Lançaram compactos com as canções "Give Ireland back to the Irish" (que foi banida pela BBC por seu conteúdo político), "Mary had a little Lamb", "Hi, Hi, Hi" (que também foi banida pela BBC por suas referências ao uso de drogas e por sua conotações sexuais) e "C Moon".
Em 1972, Paul rebatizou a banda como Paul McCartney and Wings e no ano seguinte lançou o álbum Red Rose Speedway com mais um integrante na banda, o guitarrista Henry McCullough, e o grupo se tornou um quinteto. O álbum trouxe ao Wings seu primeiro hit de grande sucesso, a balada "My Love", mas no geral desagradou aos críticos. No mesmo ano, os Wings lançaram a canção "Live and Let Die" tendo o ex-produtor dos álbuns dos Beatles à frente, George Martin. A canção foi composta especialmente para ser tema do filme do 007 - James Bond: Viva e Deixe Morrer. A música foi indicada ao Oscar.
Após uma turnê pelo Reino Unido, os Wings gravaram o álbum seguinte na Nigéria, e durante as gravações Denny Seiwell e Henry McCullough largaram o grupo. Como trio, os Wings lançaram o seu álbum de maior sucesso, Band on the Run ainda em 1973. O álbum foi eleito o disco do ano. Atingiu o topo das paradas de sucesso, agradando a críticos e fãs. Entre as canções de destaque estavam " Hellen Wheels", "Bluebird", "Jet", "Band On The Run" e "Let Me Roll It". Pela primeira vez, Paul compôs uma música em parceria com Denny Laine, "No Words".
Em 1974, os Wings, com os integrantes Jimmy McClloch na guitarra e Geoff Britton na bateria, lançaram em compacto a canção de sucesso "Junior's Farm". Foi o último lançamento do Wings pela Apple Records.
Para a gravação do álbum Venus and Mars de 74, a banda voltou a só usar o nome Wings. Foi o primeiro álbum a ser lançado pela MPL Communications (ou "McCartney Productions Limited"), companhia de Paul McCartney. O álbum começou a ser gravado em Londres, mas as gravações mudaram para New Orleans durante a qual Geoff Britton largou a banda e foi substituído por Joe English. O álbum seguiu o estilo do anterior, e embora tenha atingido grande sucesso não causou tanto impacto como Band on the run. As canções que se destacaram foram "Listen to what the man said" (primeiro lugar nos Estados Unidos) e "Letting go". Pela primeira vez na curta história da banda, outros integrantes participam cantando uma canção. Denny Laine em "Spirits of Ancient Egypt" e Jimmy McClloch em "Medicine Jar".
Após alguns shows na Austrália que fez parte da tournê chamada Wings Over the World Tour, os Wings gravaram seu quinto álbum, Wings at the Speed of Sound, em 1976. Em Wings at the speed of Sound, Paul responde à canção "How dou you sleep?" que John Lennon lançou em seu disco (Imagine) de 1971. Na canção, John acusou Paul de ser um cantor só de canções tolas e românticas, entre outras coisas. Paul respondeu em seu disco com a canção "Silly Love Songs". No álbum, todos integrantes da banda puderam cantar pelo menos uma canção, inclusive Linda McCartney. Mas as canções que se destacaram foram "Silly Love Songs" e "Let'Em in".
A tournê pelos Estados Unidos, começada em 1975 que só acabou em 1976 acabou sendo registrada no álbum de 76, Wings Over America. Posteriormente, em 1980, foi lançado o vídeo Rockshow com o show de Seatlle da mesma tournê.
Após a turnê mundial, os Wings fizeram uma pausa na carreira. Jimmy McCulloch e Joe English acabaram abandonando a banda. No final de 1977, os Wings lançaram a canção "Mull Of Kintyre", que trouxe o som de gaita de foles e tornou-se um dos maiores sucessos do grupo, tornando-se o compacto mais vendido na Inglaterra, só sendo superado mais tarde por Bohemian Rhapsody, do grupo Queen. Foi a composição de maior sucesso da dupla McCartney e Laine.
Em 1978, como trio, a banda lançou o álbum London Town. Foi o álbum mais vendido da banda que trouxe o sucesso "With A Little Luck". No ano seguinte, a banda lançou o álbum Back to the Egg com dois novos integrantes, Laurence Juber na guitarra e Steve Holly na bateria. A canção "Rockestra Theme" contou com a participação de alguns astros do rock, entre eles Pete Townshend (The Who), David Gilmour (Pink Floyd), John Paul Jones e John Bonham (Led Zeppelin). No mesmo ano, o ex-integrante Jimmy McCulloch morreu vítima de overdose de heroína.
Em 1979, Paul McCartney organizou espetáculos em ajuda à UNICEF e aos refugiados do Camboja (Concert For The People Of Kampuchea). Participaram dos espetáculos, em Londres, os Wings, Queen, The Who, Pretenders, The Clash e Elvis Costello entre outros. Logo após, o grupo partiu em uma turnê ao Japão, onde Paul McCartney foi preso ao desembarcar no aeroporto por porte de maconha. Ele ficou preso por nove dias antes de ser deportado do país. O incidente marcou o fim dos Wings.