Maria da Paz Gomes, nasceu em Afonso Claudio, interior do Espírito Santo, filha de uma família numerosa de oito irmãos . Passou sua infância em várias cidades do interior, pois seu pai, Fiscal do Estado, de tempos em tempos era transferido para outra cidade.
Sua influência musical veio do pai, que costumava depois do jantar, tocar bandolim para a família. A música entrou na sua vida aos 8 anos, na cidade de São José do Calçado, nas festinhas da escola onde era sempre convidada para cantar. Cantava também na igreja, na festa da coroação de nossa senhora, no mês de maio. Aos dez anos de idade sua mãe faleceu e a família mudou-se para Vila Velha onde continuou os estudos. Participava sempre de programas de calouros em parques de diversões e seu primeiro premio foi uma lata de goiabada. Participava também do programa "Clube do Guri" do radialista Bertino Borges na Radio Espírito Santo. Sofreu influencia de uma irmã mais velha ,Walkiria Brasil, que foi cantora da Rádio E.Santo .
Waleska começou sua carreira profissional nos anos 60 em Belo Horizonte na Rádio Inconfidência Mineira ao lado de Clara Nunes, mudando-se logo para o Rio de Janeiro, onde gravou seu primeiro disco na CBS, ao lado de de Roberto Carlos e Elis Regina.
Foi crooner em casas noturnas do Bêco das Garrafas (reduto da Bossa Nova) e Boate Arpége de Waldir Calmon em Copacabana. Foi amiga da cantora Maysa ,do jornalista Sergio Bittencourt e do poeta Vinícius de Moraes.
Do final dos anos 60 a 80, foi dona de três das mais importantes casas noturnas de Copacabana: Pub Bar (pontifícia universidade dos boêmios),BOATE FOSSA, (frequentadas por artistas e intelectuais) e Fossanova.
Na ocasião, recebeu do poeta Vinicius de Moraes o apelido de "Rainha Da Fossa" (pelo seu jeito intimista de interpretar os sambas-canções de Lupicínio Rodrigues, Dolores Duran, Antonio Maria e outros). Disse Vinícius: "Waleska tem a canção certa para a dor exata".
No exterior apresentou-se em Portugal, Itália, Estados Unidos, Argentina e Uruguai .
Com mais de 20 discos gravados, Waleska é considerada uma das mais fiéis intérpretes românticas da MPB. Entre os seus shows de maior sucesso, está 'Mito, Mulher Maysa" com o ator Gracindo Jr e direção de Bibi Ferreira.
A cantora lançou seu primeiro livro intitulado "Foi à Noite", contando histórias da boemia carioca dos anos 60/70 e o CD: "20 Supersucessos" vol 3,com clássicos da MPB.