×

Biografia de Volver

Com a intenção de fazer o que gosta, a banda Volver, do Recife, surgiu na contramão da cena local, em abril de 2003, cantando, entre outras coisas, desilusões, rejeições e o amor com cores de Jovem Guarda, em um cotidiano ainda adolescente, perdido entre o princípio da seriedade madura e o acaso de um certo deboche juvenil.

No princípio, a banda contava apenas com os amigos Bruno Souto Maior (vocal e guitarra) e Diógenes Baptisttella (guitarra) em sua formação.

Enquanto entravam e saiam baixistas e bateristas, no final de Julho de 2003, os dois entram no estúdio para gravar um Cd demo, antes mesmo de estabilizarem a formação e sem nunca terem feito qualquer apresentação ao vivo. As gravações são finalizadas na primeira quinzena de Agosto de 2003.

Apesar da pouca divulgação, a demo foi bem recebida pela crítica especializada local e nacional, sendo indicado, por exemplo, na categoria de melhor Cd Demo no 3° Indie Destaque, promovido pelo selo Midsummer Madness Records, além de ser incluído entre os melhores Cds Demos de 2003 em todo país pela revista eletrônica Senhorf, do respeitado crítico e pesquisador musical Fernando Rosa e pela revista masculina Playboy.

Após algumas reformulações, a banda se estabiliza com Bruno Souto Maior (vocal e guitarra), Diógenes Baptisttella (guitarra e voz), Fernando Barreto (baixo e voz) e Zeca Viana (bateria).

Em novembro de 2004, a Volver foi a grande vencedora do Microfonia (concurso para bandas novas de Pernambuco que contou com quase 400 bandas inscritas!).

O primeiro Cd do grupo, "Canções perdidas num canto qualquer", foi lançado oficialmente no Abril Pro Rock 2005, pelo selo SenhorF Discos (Brasília-DF) e distribuído pela Tratore e Monstro Discos.

Com a ótima repercussão do debute, logo surge o convite para participar do disco-tributo a Odair José “Eu Vou Tirar Você Desse Lugar” (a Volver foi um dos grandes destaques do disco, segundo resenha na revista BIZZ).

Os principais eventos em que a banda participou em 2005, foram: Abril Pro Rock (PE), Festival Bananada (GO), Super Noites SenhorF (DF), Festival Calango (MT), Festival de Verão do Recife (PE), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Festival Pré-AMP (PE), Festival DoSol (RN), Festival Goiana Noise (Especial Noite SenhorF – GO), além de pocket-shows na Fenac (DF), Livraria Cultura (PE) e Livraria Saraiva (PE).


Canções perdidas num canto qualquer foi indicado pelo jornal Correio Braziliense (DF) e pelo site da revista Dynamite, como um dos melhores Cd´s de rock do Brasil em 2005.

Em 2006, a Volver se apresentou novamente no Abril Pro Rock (em parceria com o gaúcho Frank Jorge), fez uma mini-turnê pelo sul e sudeste, além de participar dos festivais Aumenta Que é Rock (PB), MADA (RN) e Porão do Rock (DF), nesse último, foi um dos grandes destaques e arrancou elogios de diversos meios de comunicação, incluindo a revista argentina Rolling Stone. No segundo semestre, a banda participou do programa Banda Antes MTV e relançou o seu disco em tiragem especial: nova arte da capa (por Diego Medina, ex-Video Hits) e faixa interativa incluindo fotos, cifras e videoclipe. Relançamento esse, rendeu notas e matérias em diversas publicações e jornais, como por exemplo nas Revistas Bizz e Outra Coisa.