Vital Lima nasceu em Belém do Pará, no dia 23 de julho de 1955. Neto de músico e embalado por canções na doce e afinada voz materna, que dedilhava um violão, muito cedo aprendeu a tocar o instrumento, até conhecer Nilson Chaves, com quem passou a partilhar o gosto nascente pela música, dando início a uma amizade sólida, que viria a dar muitos frutos, numa parceria que hoje goza do respeito e reconhecimento geral na terra natal.
Ainda adolescentes, estudaram teatro e passaram a compor, até a época em que Nilson Chaves mudou-se para o Rio de Janeiro e Vital Lima cursou a Faculdade de Direito na época em que fervilhavam talentos novos, geralmente dados a conhecer por meio dos Festivais de Música que davam a cor e o som a toda uma geração que não dispunha de meios de comunicação nos moldes atuais.
E assim, nas asas do vento sudeste, eclodiram os Festivais de Música em Belém do Pará, como foi o caso do Festival de Música e Poesia Universitária do Pará, que deu a "Por tua causa n.º 2", um 2º lugar, na voz da estreante Maria de Fátima Palha Figueiredo, que logo se tornaria nacionalmente conhecida como Fafá de Belém. Por obra e graça do destino, um dos jurados era Hermínio Bello de Carvalho, produtor musical, compositor e poeta, que deu ao novel compositor as noções básicas da técnica do violão e o conhecimento da arte de tantos cantores e compositores que sedimentaram a música popular brasileira. Remonta a essa época ainda, a descoberta da música amazônica na pessoa do notável compositor e maestro Waldemar Henrique, que seria a inspiração para um disco inteiramente composto de suas canções, intitulado Waldemar.