×

Biografia de Viggo Mortensen

Viggo Mortensen é um ator de cinema, ator de teatro, pintor, fotógrafo, poeta e músico de jazz. Sua habilidade artística tem múltiplas manifestações, mas o grande público o reconhece apenas por uma delas – o heróico Aragorn, protagonista da trilogia ''O Senhor dos Anéis''. Não que Mortensen reclame: o personagem de J.R.R. Tolkien o resgatou do obscuro panteão de coadjuvantes fixos que o espectador sempre parece conhecer de algum lugar, mas não sabe exatamente de onde...

Mortensen pegou o papel de Aragorn de última hora, mas dificilmente o diretor Peter Jackson poderia escolher alguém mais apropriado. Tal qual o andarilho que interpreta, Mortensen já morou em diversos locais diferentes. Filho de um americano e de uma dinamarquesa (daí o nome esdrúxulo), o ator passou a maior parte de sua infância na Argentina, na Venezuela e na Dinamarca. Por isso, sabe falar fluentemente inlgês, espanhol e dinamarquês.

Além disso, Mortensen é um exímio cavaleiro, e até exigiu que o roteiro da trilogia ''O Senhor dos Anéis'' fosse reescrito para aumentar suas cenas andando à cavalo. Quando não estava gravando, fazia questão de manter seu parceiro eqüino por perto, para aumentar os laços de confiança entre ele e o animal.

Esta dedicação de corpo e alma chamou a atenção de Jackson diversas vezes. O diretor revela que houve vezes em que conversava com Mortensen chamando-o repetidamente de Aragorn, e o ator, tão imerso no personagem, sequer notava. Além disso, em uma das cenas de batalha, Viggo Mortensen fez questão de continuar gravando mesmo depois de ter perdido, acidentalmente, um dos dentes.

Perto do que sofreu no início de sua carreira, perder um dente era até um preço razoável para Mortensen. No começo dos anos 80, o galã largou seu improvável ofício como caminhoneiro na Dinamarca e retornou a Nova York, onde havia nascido, para formar-se na St. Lawrence University e estudar interpretação no Warren Robertson’s Theatre Workshop. Passou a atuar no teatro e, já em Los Angeles, recebeu o Dramalogue Critics Award por sua performance em ''Bent''.

Acostumou-se rapidamente com a vida underground de Los Angeles, tornando-se figurinha fácil nas cena punk rock local. Na época em que conseguiu seu primeiro trabalho no cinema (como um judeu amish no filme ''A Testemunha'', com Harrison Ford, em 1985), Mortensen namorava Exene Cervenka, vocalista da banda punk X.

Talvez inspirado pelo clima irascível da música da amada, Mortensen emendou uma série de papéis de vilões e marginais que se beneficiavam de seus traços retilíneos, a barba por fazer e o vozeirão severo. Acompanhou o bando fora-da-lei de ''Jovens Demais Para Morrer'', em 1990; infernizou o irmão David Morse em ''Unidos pelo Sangue'', em 1991; tentou passar a perna em Al Pacino em ''O Pagamento Final'', em 1993; e arrancou (e comeu!) o coração de Christopher Walken em ''Anjos Rebeldes'', em 1994.

Mortensen começou a virar a mesa quando conseguiu, em 1996, uma participação em ''Retrato de uma Mulher'', como um dos homens que cortejavam a dama vivida por Nicole Kidman. Dali, passou a atuar com outras grandes divas do cinema: foi comandante da soldada Demi Moore em ''Até o Limite da Honra'', de 1997; seduziu e quase matou Gwyneth Paltrow em ''Um Crime Perfeito'', de 1998; e sobreviveu à clínica de reabilitação ao lado de Sandra Bullock na comédia romântica ''28 Dias'', de 2000.

Pouca gente sabe, mas para viver o artista de ''Um Crime Perfeito'', Viggo Mortensen pintou os próprios quadros que foram usados no filme. Também um talentoso fotógrafo, Mortensen encontrou uma exposição menos conspícua para suas fotos: em julho e agosto de 2000, as exibiu na Robert Mann Gallery, em Nova York. Além disso, já lançou três CDs como jazzista e, antes da fama, publicou o livro de poemas ''Ten Last Night''.

Todo este esforço em múltiplas áreas das belas artes foi recompensado. Em 1999, Mortensen foi avisado, de última hora, que o ator Stuart Townsend (de ''A Rainha dos Condenados'') não poderia assumir o papel de Aragorn na trilogia ''O Senhor dos Anéis''. Era a chance de que Mortensen precisava.

Ele passou o próximo ano e meio gravando, na Nova Zelândia, ''O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel'', ''O Senhor dos Anéis: As Duas Torres'' e ''O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei'', e os anos seguintes promovendo os três filmes ao redor do mundo.

Os planos de Viggo Mortensen, porém, não foram interrompidos pelo sucesso estrondoso dos filmes baseados na obra de J.R.R. Tolkien. Para 2003, ele planeja lançar ''Hidalgo'', cinebiografia de um dos mais famosos cavaleiros de longa-distância do mundo. E em 2004 ele volta a montar em sua sela para atuar em ''The Alamo'', ao lado de Dennis Quaid e Billy Bob Thornton.

Eleito pela People uma das 50 pessoas mais bonitas em 2002, Mortensen permanece um solteiro convicto. Seu casamento de dez anos com Exene Cervenka encerrou-se em 1997, deixando-lhe o filho Henry Mortensen – atualmente foco de todas as atenções do pai-coruja.

Nasc: 20/10/1958 (50 anos)
Nome de Nascimento: Viggo Peter Mortensen Jr.
Cidade: Manhattan, Nova York
País: Estados Unidos