Com 16 anos de idade, Jon Crosby formou a banda VAST. Ele tinha tido experiências com a música desde jovem, e desde que sua mãe possuia uma loja de discos, ele teve a oportunidade de conhecer tipos diferentes de artistas e de música. Ele cresceu ouvindo música clássica e bandas como The Beatles e U2.
Crosby começou a tocar o violão muito jovem, e mostrou um talento excepcional com vários instrumentos.
Durante anos, Crosby teve empregos ímpares tentando uma vida que fosse como tocar música. Com isso fez demos e enviou às gravadoras, mas não teve seu contrato assinado até que ele tivesse 21 anos.
Visual Audio Sensory Theather, o primeiro álbum de VAST, foi lançado em Maio de 1998. Crosby tinha tido preocupação em encontrar uma banda “permanente”, optando em vez disso tocar a maior parte dos instrumentos ele mesmo. Isto levou à comparação inevitável à inteligência dominante como o Nine Inch Nails, de Trent Reznor. Contudo, Crosby comprovou que ele não foi somente outro seguidor de Reznor, com um primeiro álbum maravilhosamente inovador e pessoal, odiado por alguns críticos e adorado por outros, Visual Audio Sensory Theather rapidamente virou um clássico na cena Underground. O seu primeiro single, “Touched”,com os seus versos líricos, e amostras de Le Mystere de Voix Bulgares, recebeu a cobertura radiofónica significante por todas as partes dos Estados Unidos. A canção foi até usada em um trailer do filme “A Praia’, com Leonardo DiCaprio.
VAST ficou cada vez mais popular, e mais pessoas começaram a ir a seus shows Durante este período, Jon também encontrou verdadeiros membros para a banda. Steve Clark, um dos bateristas de estúdio mais populares de Los Angeles, foi a frente da bateria. O australiano Thomas Froggatt foi chamado para tocar baixo, e Rowan Robertson, talentoso, foi tocar guitarra.
Com uma banda completa, VAST fez turnês até 1999. Em 2000, Crosby, quem já tinha escrito novas canções durante a primeira turnê do VAST, se pôs a registrar um novo álbum. Apesar “de sugestões” da gravadora Crosby decidiu não repetir a música “Dark” do primeiro álbum, optando em vez disso para dar uma mudada no som. Ele quis derrubar a barreira do que todo o mundo pensou de VAST e foi experimentando estilos musicais diferentes. Com o uso da Orquestra de Sinfonia de Bombaim da Índia, Crosby criou canções que em alguns lugares foram leves como ar e outros lugares, invocaram a “escuridão” de David Bowie e The Doors.
Rowan Robertson, guitarista do VAST, partiu em 2000, e VAST foi novamente deixado com um espaço vazio. Justin Cotta, um guitarista australiano ouviu sobre a saida de Rowan,e resolveu procurar um lugar na banda. Ele foi chamado como o novo guitarista e ainda em tempo do lançamento de “Music For The People” em Setembro de 2000. “Music For The People” não foi universalmente amada. Muitos que acahavam VAST como “uma banda underground” foram desapontados. Contudo, muitos fans de VAST amaram o segundo álbum, e muitos outros descobriram VAST pelos singles do álbum, “Free” e “I Don’t Have Anything”. Eles começaram a viajar até o final do Agosto de 2000, junto com o Queens Of The Stone Age.
Em Abril de 2000, o baterista Steve Clark e o guitarista Justin Cotta deixaram a banda para perseguir o seu próprio projeto. Isto foi o fim de VAST? Certamente não. Jon e Thomas estiveram trabalhando no novo material do terceiro álbum de VAST, chamado “Nude” Nesse caso, o “Nude” foi lançado pelo seu proprio selo, a “2Blossoms”. Assim, como Jon tinha dito, ele poderia ter mais liberdade. Mas antes do “Nude” ter esse nome, foi lançado na internet um album duplo chamado “Turquoise & Crimson” Grande parte das musicas desse album formaram o “Nude” Após o lançamento de “Nude”, em 2004, uma nova turnê foi feita e cada vez mais, adquirindo novos fãs. Após este período, Jon Crosby ficou sem compor nada. Então, resolveu reunir antigas demos e lançar um album chamado “A Complete Demonstration” Este album inclui demos remasterizadas, feitas antes mesmo do lançamento do primeiro CD. Em 2006, após 3 anos sem nenhuma novidade, foi lançado o “April”, com músicas bem acústicas. Ainda esse ano, foi lançado uma versão “final” de “Turquoise & Crimson”, e a versão final de April, contendo 5 novas músicas, entre elas “Frog”, lançado anteriormente no fan club, mas agora totalmente reformulada. Entre as músicas novas estão: Dedicate a Place for Me, Everything Passing By, Frog, Is it me e Take me With You. Para este ano, está previsto o lançamento de um documentário chamado “Closed Romantic Realism” no qual a banda mostrará a dificulade das bandas em conseguir gravadoras e a cena underground nos EUA, junto com um álbum sonoro de mesmo nome, com o lançamento oficial da música chamada “Like God”, que já teria sido distríbuída no fã clube da banda em versão demo no ano de 2006.