A história do Underworld começa no início da década de 80, quando Karl Hyde (vocal e letras) e Rick Smith formam uma dupla de synth-pop chamada Freur. Passados dois álbuns e um hit menor na Inglaterra, o Freur mudou em 1987 seu nome para Underworld. Depois de tentar a sorte no universo pop e fracassar, o Underworld ficou meio perdido e resolveu dar um tempo. Com o advento da acid house e da nova música eletrônica, eles resolveram retomar o projeto, desta vez ao lado do jovem DJ Darren Emerson.
Formado então finalmente pelos ingleses Karl Hyde, Rick Smith e posteriormente pelo DJ Darren Emerson, o grupo é de difícil acesso. Eles pouco falam em entrevistas, pouco se apresentam, cobram uma fortuna para fazer shows e demoram anos e anos para lançar um disco novo. Mas nem esse caráter reservado impediu a marca Underworld de ser para a música eletrônica, o que o Nirvana foi para o rock.
Foi através do single Born Slippy incluído na trilha sonora do filme Trainspotting, em 1996, que seus nomes ficaram conhecidos como os produtores da música eletrônica mais vendida de todos os tempos. Essa música foi responsável pela massificação do gênero eletrônico, por tirá-lo do gueto das raves para as massas.
Born Slippy foi tão marcante que fez com que o grupo se parecesse com aquelas bandas de um sucesso só. Mas isso não é verdade porque eles tem muitos outros hits.