O rapper Túlio Lemos Andrade Filho nasceu em Goiânia, no dia 6 de Abril de 1985. Túlio Dek, como é conhecido no meio artístico, caracteriza sua música pela paz e tranquilidade das letras, que trazem sempre mensagens positivas e engrandecem o lado bom da vida, contrapondo o rap do estilo Gangsta, comum nos Estados Unidos.
A influência do Rap chegou à vida de Túlio ainda na juventude, pois se mudou para Los Angeles, Estados Unidos, com 11 anos e aos 14 passou a morar no Rio de Janeiro. Estas duas localidades mostraram ao futuro rapper as injustiças sociais vividas pelos cariocas e a batida do rap norte-americano.
A combinação destes dois elementos resultou no que hoje é a música de Túlio Dek: um rap com uma batida única que fala de maneira suave e positiva sobre as experiências vividas pelo artista e sobre as lições aprendidas por ele.
Ainda na época em que morava em uma fazenda, em Gioás, costumava ouvir música de viola, sertaneja e MPB, mistura que veio adicionar pitadas extras de personalidade ao som de Dek anos depois. O garoto começou a fazer rima com nove anos, incentivado pela forte cultura musical proporcionada por sua família.
Quando voltou do território americano, trazendo toda a bagagem musical adquirida lá, passou a fazer rap com seus amigos, apenas por diversão. Porém, o que era brincadeira se tornou ideia fixa, e um tempo depois Túlio Dek é convidado por Carol Monte, produtora e irmã de Marisa Monte, a participar de um trabalho que reunia vários rappers.
Dek teria que compor uma música sobre algo que o incomodava. O rapper usou como inspiração o preconceito que sofria por seu sotaque e pela falta de vivência em relação aos guetos cariocas. A produtora adorou o trabalho de Dek e os dois iniciaram uma parceria.
Aos 19 anos, o goiano participou e venceu o Vivo Open Air, uma famosa batalha de rappers. Nesta mesma época, conheceu o DJ Cuca, que se encantou com o seu trabalho. Após tanta repercussão obtida pelo som e pelas letras compostas pelo artista, o resultado não poderia ser outro.
No ano de 2008, Túlio Dek assina com a gravadora Arsenal Music e lançou o álbum de estréia, que levou o título “O Que Se Leva da Vida, É a Vida Que se Leva”. O disco contou com a produção de DJ Cuca e de Rick Bonadio, grandes feras da música. O primeiro single lançado foi “Tudo Passa”, gravado em parceria com Di Ferrero, vocalista do NX Zero.
No início de 2009, Dek fez a abertura do show do rapper norte-americano Ja Rule, em São Paulo, mostrando que não está para brincadeira. O mesmo ano marca o lançamento do seu segundo single, “O Que Se Leva da Vida, É a Vida Que se Leva”, desta vez em parceria com Paulo Miklos, vocalista da banda Titãs.