×

Biografia de Toto Cotugno

Salvatore Cutugno (nascido em 7 de julho de 1943), mais conhecida pelo seu nome Toto Cutugno fase, é um italiano pop singer-songwriter.

Cutugno nasceu em Fosdinovo, Toscana, para um pai e uma sicilianas Toscanas mãe (chamada Olga).

Ele começou sua carreira musical como baterista, mas mais tarde formou uma banda que realizaram suas próprias canções. Ele também tinha escrito para francês popular cantor Joe Dassin-americano, contribuindo com algumas de suas mais famosas canções, incluindo "L'été indien" ( "África"), "Et si tu n'existais pas" e "Le Jardin du Luxembourg" (escrita com Vito Pallavicini). Ele também co-escreveu Dalida's "laisser moi danser" (Voglio l'anima "), que se tornou um Platina gravar logo após a sua libertação.

Cutugno Em 1976 participou pela primeira vez na Sanremo Music Festival chega com 3 º lugar com a sua banda Albatros rd. Em seguida, ele ganhou em 1980 com a canção "Solo noi" ( "Só nós", em italiano) e, posteriormente, terminou em segundo seis edições: em 1984 com a canção "Serenata" ( "Serenade"), em 1987, com "Figli" ( "filhos" ou "crianças"), em 1988 com "Emozioni" ( "Emoções"), em 1989, com a canção "Le mamme" ( "The Mamas"), em 1990, com Ray Charles com a música "Gli amori" ( "Loves", mas, intitulado "Good Love Gone Bad", em Charles' versão) e em 2005 com Annalisa Minetti com a canção "Come noi nessuno al mondo" ( "ninguém no mundo como nós"). No total Cutugno Participaram no festival 13 vezes.

Ele ganhou o Eurovision Song Contest, em 1990, com a sua própria composição "Insieme: 1992" ( "Juntos: 1992"), uma balada que comemorou integração política europeia. Juntamente com Gigliola Cinquetti, a Itália é apenas outro vencedor da Eurovisão de 1964, ele apresentou o concurso 1991, que foi encenado em Roma como um resultado da sua vitória. No entanto, quando o escore terminou com um empate para primeiro lugar no evento descia em um grau de caos, em parte devido à confusão sobre o sistema de pontuação trabalhadas.

Toto Cutugno é mais famosa mundialmente conhecido por seu hit canção L'Italiano (Lasciatemi cantando), que foi atingido em seu CD, intitulado "I Grandi Successi".