×

Curiosidades sobre Toninho Horta

Enviar curiosidade >
  • Em 1983, Toninho recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade de Austin (EUA).
  • Toninho participou no CD beneficente "A Big Hand for Hanshin", que arrecadou fundos para as vítimas do terremoto em Kobe (Japão). O projeto contou com a participação ainda, de convidados como Herbie Hancock, Keith Jarret, Pat Metheny e Ruich Sakamoto, em 1995.
  • Toninho Horta, convidado a ministrar um workshop no Teatro Municipal "Miguel Cury", no 4º Festival de Música de Ourinhos, surpreendeu a organização matriculando-se no curso de arranjo ministrado por Edmundo Villani-Côrtes; e seu filho Manuel, também se matriculou no curso de guitarra jazz, com Michel Leme.
  • Em 1977 e 1978 Toninho Horta foi eleito pela crítica especializada como um dos 10 melhores guitarristas do mundo.
  • Algumas músicas de Toninho tornaram-se referenciais, como: 'Diana', 'O Céu de Brasília', 'Dona Olímpia', com Ronaldo Bastos, gravada também por Nana Caymmi, e seu maior sucesso, 'Manuel, o Audaz', uma homenagem a um jipe que o Toninho tinha. O CD "From Ton to Tom" é uma homenagem a Tom Jobim.
  • Toninho fez a direção musical do espetáculo "A hora da estrela", escrito por Clarice Lispector e interpretado por Maria Bethania, em 1985.
  • Proprietário de um selo, o Minas Records, Toninho faz o lançamento de seus próprios discos no Brasil — destaque para: "Toninho Horta com o Pé no Forró", que traz o ritmo nordestino com harmonia de Minas Gerais, além da participação de amigos como Dominguinhos, Elba Ramalho e Fagner, e o CD, de Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli e Toninho Horta — o primeiro trabalho, histórico, dos quatro juntos.
  • Toninho, um dos vencedores do "Projeto Pixinguinha 2009 - Prêmio Produção", preparou o álbum "Harmonia & Voz", com a participação de Djavan, Beto Guedes, Seu Jorge, Sérgio Mendes, dentre outros.
  • Toninho escreve a obra "Livro da música brasileira", compêndio com 400 verbetes sobre trabalhos da maioria dos compositores brasileiros. Patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais e pela UFOP, em fase final para lançamento.
  • Violão em punho (cinco de nylon que usa há uma década, feitos pelo luthier japonês Y oshikane Fukuoka) ou guitarra (Yamaha Pacífica), em duas longas noites de show, em setembro de 2004, Toninho gravou 68 canções, selecionando 36 para o CD, e mais quatro do bonus track e 16 para o DVD. O material foi mixado e editado sem retoques. "Sempre gostei de dar espaço para a criatividade, sou rígido com a liberdade", diz Toninho Horta.

Mais tocadas

Ouvir Toninho Horta Ouvir

Biografia

Ver completa >
Toninho Horta nasceu em Belo Horizonte, em dezembro de 48. Sua mãe, Dona Geralda, crescera no interior de Minas, acompanhando o pai João Horta, que além de funcionário público da Central do Brasil e um grande maestro. Com a influência...

Discografia

Ver mais >

Artistas relacionados

Ver mais >

Últimas notícias

Ver mais >