Theatre of Tragedy é uma banda da cidade de Stavanger, Noruega, que dispensa comentários. Quase não há bandas que tocam o denominado Gothic Metal com tal perfeição e originalidade que essa banda executa. Já em 1995, eles lançam o seu primeiro álbum, homônimo, considerado um clássico do estilo, e rapidamente a banda começa a ter uma maior atenção da mídia. Pode-se dizer que Theatre of Tragedy foi a inventora do extremo contraste entre os vocais guturais masculinos e os angelicais vocais femininos. A banda também foi responsável por criar um estilo totalmente novo, sem esquecer das belas canções com toques deprimentes e românticas feitas pelo vocalista Raymond I. Rohonyi, escritas em Inglês Antigo. Muitas outras bandas foram influenciadas pelas suas músicas.
A canção TocarA Hamlet for a Slothful Vassal do primeiro álbum, logo tornou-se um clássico, mostrando-se uma das mais importantes músicas de todo o repertório da banda.
O Segundo Álbum Velvet Darkness They Fear (lançado em 1996), logo se tornou um dos mais prósperos álbuns do estilo Gothic Metal do mundo. Logo após surgiram diversos convites para turnês e festivais, e a banda se estabeleceu com uma das mais importantes do gênero no mundo. Logo, os Noruegueses do Theatre of Tragedy continuaram com seu sucesso chegando a vender até mais de 90 000 cópias de todos os seus álbuns só na Europa. Novamente, os vocais de Liv Kristine se destacavam como uma marca registrada da banda, isso rendeu a ela até mesmo um projeto solo e algumas participações em diversos álbuns de outras bandas como Atrocity e Heavenwood. Com o lançamento do terceiro álbum, entitulado Aégis, lançado em 1998, a banda começa a atravessar suas próprias barreiras, revelando seu verdadeiro potencial, alguns fãs no início ficaram pouco descontentes devido à alguns elementos eletrônicos utilizados e o modo que foram feitos os duetos entre Raymond e Liv em “Aégis”. Mas com o passar do tempo, mostrou que foi o passo certo e lógico para a banda, que chegou a atingir o 58º no Ranking de vendas da Alemanha, mostrando que realmente a legião de fãs crescia cada vez mais.
Musique, o primeiro álbum com novos elementos adicionados, mostra-se uma interessante mistura entre o clássico estilo Theatre of Tragedy com fortes influências do Industrial. É lançado também vídeo clipes para as canções Image e Machine que teve uma ótima repercussão em canais de música no mundo todo. Eles partem para uma turnê Européia e conseqüentemente confirmam o status como uma das melhores bandas ao vivo do planeta em seu gênero. Para comprovar isso, a banda lança no início de 2002 o seu primeiro Álbum ao vivo closure:live, (gravado no Metal Mania Festival em 2000) e mostrando toda a versatilidade e a criatividade que Theatre of Tragedy tem nos palcos.
Em 2002 fazem o lançamento de Assembly, um extremamente influenciado pelo synthpop, sub-gênero absorvido pelo Industrial. Também gravaram o clipe de Let You Down. Este é o álbum de maior sucesso entre os fãs de sua fase eletrônica, recebendo vários remixes de suas principais faixas.
Porém, neste mesmo ano, a vocalista Liv Kristine é despedida da banda. Até hoje, não se sabe o motivo.
Em 2004, durante um show da banda norueguesa de hard rock The Crest, o Theatre of Tragedy encontrou sua nova vocalista: Nell Sigland. Possuidora de uma voz inconfundível, Nell entra no Theatre of Tragedy como uma vocalista “emprestada” e permanece até hoje.
Para a alegria dos fãs, Nell canta vários clássicos antigos do Theatre of Tragedy, como A Hamlet for A Slothful Vassal, Lorelei, Fair and ‘Guiling Copesmate Death, TocarA Rose for the Dead, Image e outros.
Em 2006, lançam o álbum Storm, mostrando um som mais alternativo e atmosférico, experiência que ainda não havia sido feita pela banda. Também gravam o clipe da música Storm.
Em 2008, planejam lançar mais um álbum. Mas como eles estão sempre variando seu som, nunca se sabe o que vão tocar. Em uma entrervista recente, Hein Frode Hansen disse que eles vão tocar o que lhe derem na telha. “Se tivermos vontade de tocar Hip-Hop, vai ser Hip-Hop”, brincou.