Nascidas e criadas na cidade Brisbane, na Austrália, no subúrbio de Albany Creek e estudantes da Wavell State High School, as gêmeas idênticas Jess Louise e Lisa Marie Origliasso (pronuncia-se “Oriliasso”), nascidas no dia de Natal de 1984, começaram na carreira musical muito cedo, com 5 anos, primeiro apresentando-se em programas de TV e fazendo teatros locais, depois tocando nas bandas que montaram: “Lisa e Jessica”, e mais tarde, “The Teal”. Com a mesma idade, elas entraram para um curso de teatro, do qual elas gostavam muito e por ali, perceberam que queriam ficar para sempre na carreira artística. Mas as irmãs descobriram que gostavam mais de música, então, decidiram largar o clube e ter aulas particulares de canto, fazendo shows por Brisbane e pela costa da Austrália nos próximos anos. Foi daí que adquiriram toda sua experiência e presença de palco.
Na adolescência, influenciadas por artistas como Roy Orbison e bandas como AC/DC, formaram The Veronicas, nome baseado no personagem de Winona Ryder no filme Heather, e começaram a experimentar de tudo, especialmente após Jess ganhar sua primeira guitarra no aniversário de 18 anos: de rock a hip hop e R&B, até atingirem um estilo musical próprio, que ainda atrairia a atenção de muita gente.
Foram descobertas pelo produtor Andrew Klippel e, logo no seu primeiro single, assinaram um contrato de produção exclusiva com Engine Room, então passaram um ano criando um impressionante catálogo de mais de 500 músicas, muitas escritas com a colaboração de compositores de primeira. O alarde em volta da dupla foi tão grande que elas foram chamdas para trabalhar com os maiores hit makers do atual cenário pop, como Billy Steinberg (Madonna), Clif Magness (Avril Lavigne) e Rick Nowels (Dido). Então, em 2004, as garotas assinaram um contrato definitivo de dois milhões de dólares com Warner Bros./Sire Records. Foi o maior contrato assinado com um selo americano grande nos últimos 4 anos.
Elas foram então para Los Angeles para começar o trabalho com produtores muito importantes como Max Martin (Britney Spears), Don Gilmore (Linkin Park, Pearl Jam e Avril Lavigne), Dr. Luke (Kelly Clarkson) e Toby Gad (Enrique Iglesias). As meninas escrevem suas próprias músicas, com um som pop-rock, e também escrevem músicas para outros artistas, como “All About us” das russas do t.A.T.u. e “What’s Goin’ on” de Casey Donovan.
LANÇAMENTO DO ÁLBUM “THE SECRET LIFE OF THE VERONICAS”- 17/10/2005 Toda a determinação e talento resultaram em seu primeiro álbum, “The Secret Life of The Veronicas”, lançado no dia 17 de Outubro de 2005 na Austrália e dia 14 de Fevereiro de 2006 nos EUA, que ganhou disco de ouro por 50.000 cópias vendidas e/ou importadas. Seu primeiro single, 4ever, começou a ser tocado nas rádios australianas e americanas, ganhando especial atenção após aparecer até no TOP 10 do TRL, o Disk MTV americano. Atingiu a segunda posição na lista dos melhores singles do ARIAnet australiano.Ganhou single de platina por 70.000 cópias vendidas e/ou importadas. The Veronicas foi indicado a melhor álbum revelação de 2005 no ARIA Awards de 2005.
Em agosto de 2005, a dupla foi processada pela Archie Comics, que dizia que o nome da banda infringia diretamente os direitos da editora sobre a marca mundialmente famosa e a banda não poderia mais usar o nome nem lançar quaisquer produtos utilizando-o, mas dois meses depois tudo foi acertado e um acordo foi feito. As meninas até apareceram na capa da edição de Dezembro do gibi.
Durante Outubro e Novembro de 2005, The Veronicas viajou pelos Estados Unidos com The Click Five, ambos abrindo os shows de Ryan Cabrera. As garotas também foram chamadas por Calvin Klein para serem os rostos da campanha de outono do estilista.
Em 2006 o sucesso da dupla só continuou crescendo. Nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março elas começaram sua própria turnê pelos Estados Unidos, continuando-a em Maio e Junho agora em sua terra natal, a Austrália. O sucesso da dupla foi tanto, que elas precisaram fazer um show extra na sua cidade natal. Mais tarde no mesmo ano, The Veronicas iriam abrir os shows de uma das artistas teen de maior sucesso do momento, Ashlee Simpson. Ainda em 2006, as garotas concorreram em três categorias no VMA Australiano: melhor vídeo pop por 4ever, melhor vídeo do ano com 4ever e melhor artista revelação. Levaram os dois últimos, os primeiros prêmios de sua carreira. Na premiação também fizeram uma performance memorável. No ano de 2007 entraram em estudio para a produção de um novo album, mais tarde chamdo ‘Hook Me Up’, o primeiro single de mesmo nome, vem fazendo um sucesso enorme pelo mundo, marcando a mudaça das meninas para o pop/rock/eletronic!