The Vandals é uma banda de Punk Rock dos Estados Unidos, formada em 1980 em Huntington Beach, Califórnia. São conhecidos pelo uso de humor em suas músicas. Foi formado em 1980 em Huntington Beach, Califórnia. O vocalista Steven Ronald “Stevo” Jensen e o guitarrista Jan Nils Ackermann iniciaram o grupo, praticando e apresentando-se com alguns outros músicos antes que a formação se estabelecesse, incluindo o baixista Steve “Human” Pfauter e o baterista Joe Escalante. Rapidamente construíram uma reputação na cena Punk Rock de Los Angeles e do Condado de Orange, que incluía também bandas como Bad Religion, Descendents, Black Flag, TSOL, The Germs, Suicidal Tendencies e Social Distortion. Os Vandals distinguiam-se da cena ao focar o humor ao invés de tópicos políticos e sociais.
Em 1982 a banda tornou-se a segunda a assinar com a Epitaph Records, gravadora de Brett Gurewitz do Bad Religion sediada em Los Angeles, que lançou o primeiro EP do Vandals, Peace Thru Vandalism. A gravação contém diversas canções que tornaram-se as favoritas entre os fãs, sendo executadas em concertos durante toda a década de 1990, incluindo “Urban Struggle”.
Em 1984 a banda apareceu no filme Suburbia por convite da diretora Penelope Spheeris, que também dirigiu o influente The Decline of Western Civilization. Em uma situação irônica, a banda tocou num concerto beneficente ao Cypress College Young Republicans, o que gerou críticas da comunidade punk anárquica, tradicionalmente liberal. Não foi a última vez que as ações da banda geraram criticismo, ainda que sua música mantenha uma visão política neutra.
Pfauter deixou a banda em 1984 e Brent Turner foi trazido como baixista para a gravação do primeiro álbum, When in Rome Do as the Vandals. Na época do seu lançamento pela National Trust Records em 1985, Chalmer Lumary reuniu-se ao grupo como baixista permanente. Conflitos pessoais entre os integrantes culminaram na saída de Stevo logo depois. Ele foi substituído por Dave Quackenbush da banda Falling Idols, que tornou-se vocalista dos Vandals pelo resto de sua carreira. Em 1987 a banda apareceu em outro filme de Penelope Spheeris, Dudes.
Em 1989 Lumary deixou o grupo e Robbie Allen auxiliou no baixo para as gravações de Slippery When Ill. O álbum marcou o distanciamento do punk rock. O estilo irônico tornou-se confuso aos fãs, e o álbum permaneceu na obscuridade até seu relançamento em 1999 como The Vandals Play Really Bad Original Country Tunes. Na época do lançamento do álbum a banda recrutou o baterista Doug MacKinnon, movendo Escalante para o baixo.
Seguido do lançamento de Slippery When Ill a banda passou por diversas mudanças na formação, com a saída tanto do baterista MacKinnon quanto do guitarrista Ackermann, este um dos fundadores da banda. Nessa época, Brett Gurewitz da Epitaph Records transferiu os direitos autorais e as gravações de Peace Thru Vandalism a Escalante, que assumiu controle da obra. Desde então Gurewitz justifica que sua intenção era deixar esse material com a banda e não somente Escalante, mas este argumenta que Gurewitz ainda possui direitos de royalties dos outros integrantes da banda. A Time Bomb Recordings relançou Peace Thru Vandalism e When in Rome em um único CD com o crédito “todas as letras e composições por Joe Escalante”. Stevo, Ackermann, Lumary e o baterista Todd Barnes (do TSOL) tocaram em um concerto de reunião como The Vandals, apesar do suposto controle de Escalante sobre o nome e o catálogo da banda. Entretanto, Escalante manteve controle legal sobre a banda e continuou a tocar com Quackenbush, recrutando novos membros, apresentando-se também como The Vandals. Em 2003, diversos dos integrantes originais da banda iniciaram ações contra Escalante, alegando que nunca haviam transferido suas parcelas de direitos da banda.
A saída de Ackermann e MacKinnon deixou Escalante e Quackenbush à procura de substitutos para a guitarra e a bateria. A banda já havia tocado em concertos com o Doggy Style, e sempre intrigaram-se com o jeito de seu guitarrista, Warren Fitzgerald, recrutando-o ao The Vandals. Na mesma época, Escalante e Quackenbush visitaram a Disneylândia diversas vezes, onde tomaram conhecimento de Josh Freese tocando bateria eletrônica. Este também foi reunido ao grupo.
Em 1990 a nova formação gravou Fear of a Punk Planet, um álbum que os estabeleceram na nova cena Punk californiana, que incluía bandas como Pennywise, Rancid, NOFX, The Offspring e Sublime. Fizeram seu primeiro vídeo musical, para a canção “Pizza Tran”. No ano seguinte a banda gravou Sweatin’ to the Oldies: The Vandals Live, um álbum ao vivo com vídeo que apresentava canções de Peace Thru Vandalism e When in Rome. A partir de então passaram a se apresentar cada vez menos, focando na criação de novo material.
Em 1992 Escalante graduou-se em direito e tornou-se executivo de televisão na CBS, usando o dinheiro de seu trabalho para financiar a banda. Suas conexões na rede de televisão o permitiram apresentar-se com a banda em concertos de rock durante a madrugada. Em um concerto de Ano Novo que Escalante não pôde participar, o ator Keanu Reeves o substituiu no baixo. Enquanto isso, Fitzgerald e Freese tornaram-se músicos profissionais. Fresse tornou-se um baterista de estúdio, enquanto Fitzgerald tornou-se guitarrista do Oingo Boingo.
Em 1995, o Punk Rock ganhou notoriedade nos Estados Unidos devido à popularidade crescente de álbuns de bandas como The Offspring e Green Day, e os Vandals assinaram com a Nitro Records, gravadora de Dexter Holland (do The Offspring). Lançaram o álbum Live Fast, Diarrhea e partiram para turnê nos Estados Unidos e na Europa, incluindo abrir concerto para o No Doubt. O álbum ganhou ainda mais atenção graças a um episódio da série de televisão The X-Files em que o ator Giovanni Ribisi interpreta uma personagem que veste camisas da banda e ouve sua música.
Em 1996 é lançado The Quickening, um álbum mais agressivo, e o vídeo musical para “It’s a Fact”. Nesse ano Escalante e Fitzgerald também lançam a gravadora Kung Fu Records, fundada originalmente para lançar o álbum da banda Assorted Jelly Beans. A gravadora também lançou a trilha sonora do filme Glory Daze, que continha canções tanto do The Vandals quanto do Assorted Jellybeans, além de um tema escrito por Fitzgerald. No fim do ano a banda lançou um álbum natalino, Oi to the World!, pela Kung Fu. Apesar de desconhecido, a faixa título tornou-se mais famosa por conta da versão do No Doubt no ano seguinte. Essa nova versão foi produzida por Fitzgerald e resultou num vídeo musical. Sweatin’ to the Oldies foi relançado pela Kung Fu em 1997, contando com faixas bônus.
Em 1998 a banda lançou Hitler Bad, Vandals Good, seu álbum mais popular até então. No ano seguinte relançaram a maior parte de Slippery When Ill como The Vandals Play Really Bad Original Country Tunes, pela Kung Fu.
Em 2000 foi lançada a edição de dez anos de Fear of a Punk Planet, pela Kung Fu, seguida de Look What I Almost Stepped In…, seu último álbum sob contrato com a Nitro. Devido a outros compromissos, Freese não participou do álbum, sendo substituído nas gravações e na turnê por Brooks Wackerman. No final do ano a Kung Fu relançou Oi to the World!, tornando-o muito mais disponível que anteriormente.
Ao final de 2000 a banda terminou suas obrigações contratuais com a Nitro Records, e moveu suas operações para a Kung Fu. A gravadora havia crescido desde sua fundação em 1996. O próximo álbum da banda foi Internet Dating Superstuds, de 2002. O vídeo de Sweatin’ to the Oldies foi relançado em DVD pela Kung Fu no mesmo ano.
Em 2003, os ex-integrantes Stevo, Jan Nils Ackermann, Chalmer Lumary e Steve Pfauter iniciaram ações legais contra Escalante, alegando que ele havia gerenciado inadequadamente o catálogo da banda e que havia mantido royalties cuja posse também era dos outros integrantes. As alegações tiveram origem quando Escalante licenciou canções da banda datadas da década de 1980 para uso em filmes e comerciais. “Urban Struggle” foi usada no filme SLC Punk e em um comercial da Adidas, enquanto a letra de “Anarchy Burger (Hold the Government)” foi usada no filme xXx. Em todas as situações as canções foram creditadas a Escalante. Um relançamento em CD combinando Peace Thru Vandalism e When in Rome Do as the Vandals foi lançado em 1989 pela Time Bomb Recordings, também creditado somente a Escalante. Os outros integrantes alegaram que a maioria dessas canções haviam sido escritas antes mesmo de Escalante entrar no grupo, e que ela havia se apropriado indevidamente da propriedade intelectual deles. O resultado temporário das ações foi favorável a Escalante, permitindo que ele continuasse a licenciar o catálogo da banda. Um licenciamento posterior de “Urban Struggle” para o filme Jackass Number Two foi creditado para todo o grupo. Entretanto, processos legais referentes ao assunto ainda estão em andamento.
Em julho de 2003 a banda filmou um concerto ao vivo no House of Blues em Anaheim, parte da série The Show Must Go Off! da Kung Fu. Foi lançado no ano seguinte e apresenta canções escritas entre 1995 e 2002. Em 2003 também foi lançado Hollywood Potato Chip. Já em dezembro de 2004 a banda viajou ao Iraque e realizou diversos concertos para as tropas estado-unidenses na região, com o baterista Byron McMackin (do Pennywise) sustituindo Freese. Novamente a banda foi criticada pela comunidade punk, que consideraram a ação como um suporte do grupo à Guerra do Iraque. O que seguiu-se foi uma turnê pela Europa em que algumas datas foram canceladas devido a protestos de pessoas que consideravam a atitude da banda pró-guerra.
Em 2005 o álbum Shingo Japanese Remix Album foi lançado, composto por versões das canções da banda remixadas pelo DJ japonês Shingo Asari. Em agosto a banda tocou em um concerto beneficente ao lendário clube de rock CBGB.
Em abril de 2006 a banda retornou ao Oriente Médio com McMackin para apresentar-se às tropas estado-unidenses, desta vez no Afeganistão.