×

Biografia de The Stone Roses

Mesclando o guitar pop dos anos 1960 com a batida dançante que virou marca no rock britânico no final dos 80 e começo dos 90, The Stone Roses se tornou uma das bandas mais influentes nesse período, ao lado do Happy Mondays e do The Charlatans, que se tornaram ícones do movimento que ficou conhecido como Madchester, na cidade de Manchester, Inglaterra.

The Stone Roses foi formada em 1985 em Manchester por Ian Brown (voz), John Squire (guitarra), Reni (bateria), Andy Couzens (guitarra) e Pete Garner (baixo). No começo da carreira a banda fazia um som influenciado pelo rock clássico dos anos 60 e música gótica, com elementos do heavy metal.

Em 1987, o guitarrista Andy Couzens e o baixista Pete Garner deixaram o grupo. Mani entrou no grupo assumindo o baixo.

Depois de alguns singles, o primeiro álbum, 'The Stone Roses', foi lançado em 1989. A fusão de rock com acid house é a marca sonora desse disco que trouxe alguns dos principais hits da banda: "I Wanna Be Adored", "She Bangs the Drums", "Elephant Stone" e "Made of Stone". 'The Stone Roses', o disco, tornou um dos álbuns mais cultuados dessa época.

O segundo álbum, com músicas inéditas da banda, somente saiu em 1994. 'Second Coming' não teve uma boa recepção pela crítica e devido a atritos entre os membros da banda, durante a turnê do disco, a banda se desfez.

Com o fim do Stone Roses, Ian Brown seguiu carreira solo, John Squire formou uma banda chamada Seahorses e Mani foi tocar com o Primal Scream.