Apesar de serem uma das primeiras bandas plenamente formadas por iniciativa de uma produtora, os Monkees conseguiram um sucesso considerável em virtude do seu próprio talento, suplantando assim as limitações da monitorização da sua produção. Bert Schneider e Bob Rafelson, ambos produtores televisivos, foram os responsáveis pela criação dos Monkees.
Em Setembro de 1965 foi colocado um anúncio na revista "Variety" a pedir quatro músicos de folk e rock para uma série de televisão. Michael Nesmith (guitarra), Micky Dolenz (bateria), Davy Jones (voz) e Peter Tork (baixo) foram o quarteto escolhido, de entre quatrocentos candidatos que se apresentaram. Os planos para os Monkees estavam desde cedo definidos. A banda ia cantar temas compostos por nomes como Carole King ou Neil Diamond, mas acima de tudo ia surgir como parte integrante do elenco da planeada série de televisão. A tentativa de criar um clone televisivo do filme "Hard Day's Night" dos Beatles mostrou-se como tendo sido bem aproveitada, e durante os anos que se seguiram o produto oferecido pelos Monkees na tv mostrou-se como sendo especialmente bem sucedido.
Em 1966 apareceu no mercado o primeiro single "Last Train To Clarksville", que logrou desde logo subir até ao primeiro lugar das tabelas de vendas. "I'm a Believer" editado pouco depois, obteve a mesma prestação, o que levou os Monkees rapidamente à fama. "More of the Monkees", o segundo álbum da banda editado em 1967, confirmou os dotes de sucesso do quarteto, assim como o seu terceiro longa duração, "Headquarters" lançado ainda no mesmo ano.
As apresentações da banda ao vivo confirmavam entretanto o talento demonstrado em estúdio. A primeira abertura oferecida a Jimi Hendrix nos Estados Unidos foi precisamente efectuada pelos Monkees, quando os convidaram para actuar na primeira parte de uma tournées do guitarrista.
O fim da série de tv em 1968 ditou como que o fim da banda. "Head", álbum de 1968, não teve o mesmo êxito dos seus antecessores, e pouco depois Tork decidiu abandonar a banda.
Os Monkees gravaram ainda alguns registos, antes de Nesmith abandonar em definitivo o agrupamento. O último álbum, da responsabilidade de Dolenz e Jones, apareceu em 1970, sem ter obtido qualquer sucesso. Em finais dos anos 80 foi feita uma tímida tentativa de retorno à actividade, com a qual Nesmith pouco ou nada se identificou. "Pool It!", um álbum considerado menor, chegou ao mercado em 1989, mas sem êxito. bom isso é tudo que eu sei sobre os Monkees.