The Kooks é uma banda britânica de indie rock formada em Brighton em 2004. A banda foi formada no colégio onde todos estudavam, Hoover High School. O vocalista e guitarrista Luke Pritchard e o baixista Max Rafferty formaram a base da banda enquanto estavam envolvidos em projeto da escola. Mais tarde, entram o guitarrista Hugh Harris e o baterista Paul Garred, que escolheram o nome da banda tirado de uma música do David Bowie, do álbum de 1971, Hunky Dory, intitulada “Kooks”. Quando a Virgin tentou registrar o nome, eles descobriram que por volta de 1990 uma banda sueca com o mesmo nome havia lançado um único single na Suécia chamado “Too Much of Nothing”.
The Kooks então grava um EP de estréia e toca no Brighton’s Free Butt festival, e rapidamente assinam contrato com a Virgin Records. Pritchard escreve o hit da banda “Naive” quando tinha apenas quinze anos, dando assim o pontapé inicial para o primeiro álbum da banda, Inside In/Inside Out. O álbum já vendeu mais de um milhão de cópias e atingiu a terceira marca de platina. Durante a turnê promocional, a banda, principalmente Pritchard, se irritou ao ser entrevistada pelo programa Popworld da Channel 4, após o apresentador Simon Amestell fazer repetidas referências sobre a ex-namorada de Pritchard, Katie Melua.
Com o álbum Inside In/Inside Out o grupo entra em turnê, pela primeira vez, pelos Estados Unidos em Outubro de 2006, tocando em Nova York e Los Angeles.