×

Biografia de Susan Boyle

Susan é filha de Patrick, um vendedor da fábrica British Leyland de Bathgate, e Bridget Boyle, uma dactilógrafa. A mais nova de quatro irmãos e seis irmãs, a mãe de Boyle deu a luz com então 47 anos. O The Sunday Times descreve que esse foi um parto difícil, no qual Susan ficou brevemente sem oxigênio, sofrendo danos cerebrais. Ela foi diagnosticada como pessoa com dificuldades de aprendizagem.

Após deixar a escola com poucas referências, ela foi empregada na cozinha do colégio West Lothian. Ela costumava ir ao teatro para assistir cantores profissionais, e em 1995, ela concorreu no programa de Michael Barrymore chamado My Kind of People, que fez seleção no Braehead Shopping Center em Glasgow, mas ela declarou ter ficado muito nervosa para se sair bem. Segundo The Guardian ela assistiu aulas no Edinburgh Acting School, e participou do Edinburgh Fringe. Teve lições de canto com Fred O'Neil e em 1999 fez sua única gravação, para um CD de caridade, cantando Cry Me a River. O'Neil afirmou que Susan abandonou a audição para o The X Factor porque ela acreditava que as pessoas seriam selecionadas pela sua aparência, o mesmo motivo que quase a fez largar o Britain's Got Talent. Ele contou ao The Scotsman: "Eu lembro da ligação do ano passado em que ela dizia que estava muito velha e que o programa era para pessoas jovens." O'Neil teve de convencê-la a participar.

O pai de Susan morreu nos anos 90, e seus irmãos partiram de casa, ficando para ela a responsabilidade de cuidar da mãe - morta em 2007, aos 91 anos. Susan continua a viver na casa de quatro cômodos da família, junto ao seu gato Pebbles. A mãe fora uma incentivadora da carreira musical da filha, tendo Susan vencido inúmeros concursos locais de canto, e insistiu para que ela concorresse no Britain's Got Talent, afirmando que deveria correr o risco de cantar para um grande público em vez da igreja local. Susan disse que não estava pronta para fazer isso até depois da morte de sua mãe. A primeria vez que Susan cantou desde então foi justamente em sua performance no show televisivo.

Susan atualmente está desempregada, e é uma voluntária da Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Our Lady of Lourdes), uma comunidade cristã católica em Blackburn, West Lothian.