Combinação do cantor Michael Kiske (ex-Helloween) e do ex-Helge Schneider, o guitarrista Sandro Giampietro, apesar de que a maioria das músicas foram compostas por Michael Kiske. Os destaques são a força das músicas, a expressão artística e o enorme espectro de estilos musicais, que compõem a atmosfera do álbum inteiro. Há sempre algo novo a ser descoberto, seja na primeira faixa Reconsider, na brilhante e melódica balada Ride On, na rápida Hey ou na melódica A Bit of Her.
A evolução do Supared vem ocorrendo há três anos e meio: depois de seus dois trabalhos solo "Instant Clarity" (1996) e "R.T.S." (1999), Michael percebeu um fato importante: " Você pode tocar música pop como um artista solo, mas rock é melhor escrito no envolvimento com uma banda. Eu realmente não conheço nenhum ótimo artista solo de (Hard) rock".
É difícil encontrar um nome apropriado, mas encontrando o nome certo para a banda, a dificuldade vai embora: " Eu não queria algo clichê. Eu pensei em várias possibilidades de nomes, mas o que soavam bem a princípio, mas pareciam ruins logo em seguida", diz Kiske. O felizardo nome Supared finalmente foi o escolhido. Primeiro, "porque eu gostei do caráter alarmante da cor vermelha. Só depois que eu me informei que de fato "super red" é um termo usado para qualquer tipo de peixe vermelho. Agora, tudo parece fazer sentido, pois o peixe é um antigo símbolo cristão", explica confessando o cristão Michael.
Ele definitivamente dedica muito tempo para escrever músicas de qualidade, já que músicas "fast food" nunca foram uma opção: "Já Richard Wagner cunhou o termo "coquette" e eu nunca farei isso. Definitivamente esse não é minha xícara de chá. Um de meus principais alvos é fazer com que as pessoas saibam: este cara realmente trabalha duro, nós podemos esperar algo especial dele".