Stone Sour foi originalmente formada por Joel Ekman e Corey Taylor em 1992. Conheceram-se através de um amigo comum na época, conhecido como Danny, que apresentou Corey e seu vocal, assim tomando a decisão de formar uma banda. Josh entrou como guitarrista, não dando muito certo. Logo depois, Shawn entrou como guitarrista, mas Joel viu o seu talento quando o viu tocando baixo, trocando de instrumento.
Esta época foi marcada pelas várias mudanças entre seus membros, até 1994, passaram mais de 10 guitarristas. Neste mesmo ano, Shawn tocava em uma banda junto a James Root, e o convidou para ver um ensaio do seu projeto paralelo. Ele nao quis muito, já tinha escutado algum material da banda no ano anterior, mas acabou indo. Então, entrou na banda, deixando o “Atomic Opera” de DesMoines.
Em 1997, Corey saiu da banda para participar do SlipKnoT, e os outros se “dissiparam” em outras bandas. Em 1998, James também entrou para o SlipKnoT. Mas eles nunca “declararam falência” da banda, voltando em 2000, gravando seu primeiro CD Self-Titled (Auto Entitulado) Stone Sour - Stone Sour.
A Origem do nome é estranha, eles nunca gostaram do nome, já tentaram outros nomes (Super Ego, Projectx e Closure), mas de acordo com Josh, é um nome engraçado, e acabou pegando no gosto, querendo ou não. Stone Sour é uma bebida, feito com uma parte de uísque, um pouco de suco de laranja e uma mistura ácida; foi o Joel quem achou esse nome em um cardápio, quando estava procurando um nome pra banda. Em 2005, Joel (Baterista) deixa a banda, porque seu filho de acordo com exames médicos tem uma doença no cérebro, dando seu lugar para Roy Mayorga, ex SoulFly.