Steven Curtis Chapman é um compositor, cantor, arranjador e produtor ganhador de vários Grammys. Tem influencias diretas do Flok, Country e Blues. É um artista inovador e de um estilo único, sua forma de compor e produzir discos é inconfundível o que faz com que ele seja um dos artistas gospel mais completos da atualidade.
As músicas de Curtis trazem uma carga sentimental muito forte, provavelmente trazidos da música country.
Steven Curtis Chapman nasceu em Paducah, Kentucky , USA, ele começou seu ministério musical no ano de 1987, final da década de 80. Chapman foi um dos primeiros cantores gospel a cantar nos países Asiaticos, ele e a sua esposa possuem três filhos biológicos, e três filhos adotivos de origem chinesa, ele também fundou uma organização de caridade a "Shaohannah", que oferece bolsas para famílias qualificadas para ajudar a custear as despesas de adoção.
O Cantor já vendeu mais de 10 milhões de álbuns sendo 9 de ouro e Platina, ganhou cinco prêmios Grammy, e 51 Gospel Music Association Awards, mais do que qualquer outro artista na história.
Greatest Hits é um álbum dos melhores êxitos do cantor Steven Curtis Chapman, lançado a 21 de Outubro de 1997. O disco atingiu o nº 85 da Billboard 200 e o nº 4 do Top Contemporary Christian
O multi-premiado cantor, compositor, violonista/guitarrista Steven Curtis Chapman anunciou o lançamento de “Beauty Will Rise”, seu mais novo trabalho, no dia 03 de novembro (2009), pela Sparrow Records.
“Beauty Will Rise” contém 12 músicas inéditas e profundas, compostas ao longo dos últimos 15 . É um disco de esperança, pessoal e honesto que é, pelo visto, o mais importante de seu já incrível ministério de mais de 20 anos.
Steven anunciou as novidades em seu vídeo blog da “Maria’s Big House of Hope”, o lar de cura para necessidades especiais que Show HOPE (o ministério que cuida da adoção de órfãos fundado por Steven e sua esposa Mary Beth) recentemente abriu. O novo lar foi nomeado em memória de sua filha de 5 anos de idade e está localizada em Luoyang, na China. “Maria’s Big House of Hope” vai cuidar de órfãos com alguma doença ou problemas físicos como palato fendado, pés claviformes, doenças urológicas, cegueiras e problemas neurais.
Pela primeira vez em sua carreira, devido à intensidade pessoal desse projeto, Chapman fez o álbum em um total vácuo enquanto viajava por todos o país em turnê. Sobre “Maria’s Big House of Hope”, Steven compartilhou detalhes em seu blog sobre como as músicas desse novo disco surgiram:
“Eu estou em cima da construção porque seu nome representa algo com o qual nós nunca sonhamos, pedimos ou imaginamos. Mas nós estamos bem no meio de parte da beleza que Deus está trazendo da dor e das cinzas do nosso último ano. Eu comecei esse processo alguns meses depois do 21 de maio, sem saber realmente se eu me sentiria apto a cantar de novo, entrar em um palco ou expressar emoções, a tristeza e a perda em músicas. Mas nos dias que seguiram, eu senti que Deus estava permitindo que eu escrevesse minhas próprias canções, lamentos, ponderações, e Deus visitando a mim e a minha família na dor e no meio de nosso jornada do ano passado. Tem sido um processo maravilhoso, doloroso, real e honesto.”
O primeiro single do novo álbum, “Heaven Is The Face”, será lançado no dia 21 de agosto (2009) nas rádios americanas (esperamos que no MySpace também). Chapman falou dessa música por vídeo Blog também (http://www.youtube.com/watch?v=RnHM_2x-pBI) comentando que “obviamente que o Céu se tornou um lugar muito mais real e algo pelo qual anseio mais agora do que nunca. Mal posso esperar para ver o rosto da minha garotinha que eu tanto desejo ver de novo. Estou dizendo para Deus, ‘Você conhece meu coração, e eu sei que o Céu é muito mais que isso, mas agora mesmo Senhor, é onde meu coração está’. Então eu estou apenas clamando a Deus com essa música é o mais honesto e pessoal que eu já fui, eu apenas externei meu coração”.
Steve Curtis Chapman lançaria no dia 27 de maio de 2008 uma edição especial de seu álbum chamad This Moment - Cinderella. A referida canção foi composta por Chapman numa noite em que ele sentiu ter agido mal com as duas filhas menores e refletiu, lembrando de como sua filha mais velha já tinha se tornado adulta, e em como o tempo de curtir os filhos ainda pequenos passa tão rápido.
A letra fala, fazendo analogia ao conto de fadas, em como se sente o pai vendo sua Cinderella ir embora. Steven, que havia preparado esta edição especial meses antes, a lançou no dia 27 de maio, uma semana após o trágico atropelamento de sua filha caçula Maria Sue, de apenas 5 anos, que veio a falecer no dia 21 de maio de 2008. Após o videoclipe, há um depoimento de Chapman - gravado antes da fatalidade - descrevendo com detalhes (em inglês) sobre como foi a experiência que gerou a canção.