Static-X é uma das bandas do cenário americano do Metal Industrial do fim da década de 90.
O vocalista Wayne (com seu cabelo montado à base de muita cola) é dá cidade de Shelby, Michigan. O Baterista Ken Jay da cidade de Jamaica, Illinois. Ambos são os fundadores da banda e se encontraram em Chicago. Ken tocava em uma banda de Metal Underground e trabalhava em uma loja de discos. Wayne tinha uma banda gótica, chamada Deep Blue Dream. A banda dividia o local de ensaios com Smashing Pumpkins.
Wayne foi apresentado a Billy Corgan, que trabalhava junto a Ken. Ken entrou para a banda Deep Blue Dream. Com os constantes fracassos, troca de músicos e falta de ajuda no cenário metal, ele decidiram mudar-se para Los Angeles, onde estava ressurgindo o cenário Hard Rock.
Pouco depois da chegada a Los Angeles, Osaka Koichi Fukuda viu um panfleto da dupla. "Ele chegou no local do nosso ensaio segurando o panfleto e disse com convicção que seria nosso novo guitarrista" diz Wayne.
Tony Campos (único real californiano na banda) tocava em bandas locais de Death Metal antes de entrar no Static-X.
O objetivo da banda sempre foi simples; fazer música que pudesse ser "energizada" com efeitos eletrônicos. Criaram um som único que a própia banda denomina de "Rhythmic Trancecore". A mistura deu certo. O grupo foi contratado pela Warner Bros.
Três meses depois gravaram o cd de estréia, "Wisconsin Death Trip", que ficou completo em apenas quatro semanas. A produção foi feita por Ulrich Wild (Deftones, Pantera). A música "Bled for Days" entrou na trilha sonora do filme A noiva de Chuck, assim como música extra no cd de "Korn Extra Values" (que incluía também a música "Push it"). O álbum tem 12 músicas, uma mistura de Melodic, Dark e Heavy-Metal.
Abrindo show para bandas como Slayer, Fear Factory e Sytem of a Down a banda consegiu o impulso que precisava para se tornar conhecida em todo solo americano e teve sua grande chance no festival Ozzyfest de 99, onde dividiu o palco com bandas como Slipknot e Flod.
Após a saída de Osaka, substituído por Tripp Eisen, lançaram o segundo cd, que se chamou "Machine" e manteve o mesmo peso brutal do primeiro, com destaque para as faixas "Black and White" e "This is Not".