×

Biografia de South Park

South Park é um desenho animado cuja essência é a crítica à sociedade norte-americana. O desenho foi criado por Matt Stone e Trey Parker e desde seu início, em 1997, é exibido pelo canal de televisão estadunidense Comedy Central.

A série se passa na pequena e gelada cidade fictícia de South Park, Colorado, e é estrelada por quatro garotos que falam palavrões a todo momento. São eles: Eric Cartman, Stan Marsh, Kenny McCormick e Kyle Broflovski.

Desde o dia em que foi estreado, em 13 de agosto de 1997, o desenho exibiu 181 episódios, em 12 temporadas. A décima terceira temporada vai começar a ser exibida em 11 de março de 2009. O desenho está contratado para produzir novos episódios até a décima quinta temporada, em 2011.

Tem sua origem no ano de 1992, quando Matt Stone e Trey Parker, na época estudantes de cinema na Universidade de Colorado, criaram um curta animação chamado Jesus contra Frosty. O filme, realizado com técnicas rudimentares, apresenta os protótipos das crianças de South Park, incluindo um personagem semelhante a Cartman, porém chamado "Kenny", que traz à vida um homem de neve assassino usando um sombreiro mágico. Este, por sua vez, é vencido por Jesus, que o decapitou com sua auréola.

Os executivos da Fox viram e aprovaram a animação. Em 1995 o executivo Brian Graden contratou a dupla para criar um segundo curta a ser enviado para alguns amigos como uma mensagem natalina. Com o título The Spirit of Christmas, parecia muito mais com o estilo empregado mais tarde na série e trazia um duelo de artes marciais (que acabou em trégua) entre Jesus e Papai Noel, que teve início com uma discussão sobre o verdadeiro significado do Natal. O vídeo se espalhou rapidamente, tanto em cópias de vídeo quanto pela Internet. A produção desse curta levou ao planejamento da série, primeiro com a Fox e depois com a Comedy Central. A série estreou em 13 de agosto de 1997.

Em fevereiro de 1998 foi apresentado o episódio número 13, o último da Primeira Temporada, no qual Cartman está a procura de seu pai. Tal episódio termina anunciando que o mistério será solucionado em 4 semanas. Quatro semanas depois foi exibido um episódio todo dedicado a Terrance e Phillip (dois comediantes fictícios), causando um grande escândalo entre os fãs.

No ano seguinte, o tão aclamado longa-metragem animado, South Park: Maior, melhor e sem cortes estreou. O filme conseguiu satirizar tanto a si mesmo como as reações dos moralistas mais conservadores.