×

Biografia de Souad Massi

Souad Massi, 37 anos, é uma cantora algeriana, que foi expulsa do seu país após criticar política local, numa entrevista para uma TV francesa. Canta em árabe e francês as dores do seu povo tão oprimido e massacrado pelo terrorismo. Suas músicas, a maioria de sua autoria, falam da angústia de um povo que sonha com liberdade e democracia.

"Yemma" é uma das músicas de Souad que postei no meu canal do Youtube e chegam comentários de fãs dos quatro cantos do mundo. Souad compôs essa música a partir de uma conversa por telefone com sua mãe, em que ela fala da tristeza de viver no exílio, longe da família, numa cultura diferente. Não precisa entender árabe para sentir o que ela diz, sua voz é única.

Souad Massi vem uma família pobre da periferia e tem mais cinco irmãos. Cresceu ouvindo o pai, um operário, cantarolar canções árabes tradicionais. Já sua mãe preferia ouvir, pelo rádio, James Browm e outros ícones americanos. Na infância Souad estudou flamenco. E assim teve sua formação musical. Na adolescência, junto com seu irmão mais velho, aprendeu tocar guitarra e entrou para o grupo de rock Atakor, uma atitude corajosa para uma mulher do seu país.

Com o Atakor, Massi participou de vários festivais. Anos depois, passou a cantar mais os ritmos folclóricos de sua região. Em janeiro de 1999, Souad foi convidada para participar, em Paris, do festival Femmes d'Algerie, onde vários artistas da região se reuniram para cantar e protestar contra a opressão no seu país. O repertório era de canções árabes tradicionais e o público ficou eufórico com o carisma e a voz de Souad Massi. Seis meses depois, ela foi convidada para se apresentar na tradicional casa francesa, Olympia, que lotou, consagrando-a definitivamente.

O primeiro álbum, "Raoui", foi lançado em 2001, vendeu mais de 80 mil cópias na Europa e lhe rendeu dois importantes prêmios. Longe de casa, Souad Massi continua cantando a realidade do seu povo e conquistando o mundo.