Cantor, compositor e produtor musical. Nascido em 19 de Fevereiro de 1940, em Detroit, Michigan. Crescendo em um bairro violento, Robinson começou a cantar em grupos locais. No início dos anos 1950, ele formou a Matadors, que mais tarde se tornou famoso no mundo com The Miracles. Um encontro casual com o produtor Berry Gordy Jr., levou a um contrato com a Motown Records, bem como uma relação de trabalho importante. The Miracles marcou o seu primeiro grande sucesso com "Shop Around" (1960). Robinson também trabalhou nos bastidores, compondo e produzindo para The Miracles e outros artistas da Motown, como Mary Wells e os The Temptations. Seu trabalho contribuiu para o sucesso da Motown Records e ajudou a promover a popularidade da música soul.
Robinson seguiu carreira solo em 1972, criando um som mais maduro para si mesmo. Freqüentemente associada com a soul music romântica, lançou álbuns de sucesso, tais como A Quiet Storm (1974) e o Touch Sky (1983). Meados dos anos 1980 foram uma época difícil para ele, pois lutou contra o vício das drogas. Robinson discutiu abertamente o problema da cocaína, assim como muitos outros assuntos pessoais em sua autobiografia de 1989 Smokey: Inside My Life. Ele creditou sua recuperação do abuso de substância, a sua fé religiosa.
Robinson ganhou seu primeiro Grammy como artista solo em 1987 para Melhor Álbum R & B Vocal Performance, Masculino para a música "Just To See Her", do álbum One Heartbeat. Ele tomou o seu trabalho em uma nova direção em 2004, lançando uma coleção de músicas que refletem suas crenças espirituais direito alimento para o espírito.