×

Curiosidades sobre Sinhô

Enviar curiosidade >
  • Manuel Bandeira, em "Crônicas da província do Brasil", assim escreveu: "...o que há de mais povo e de mais carioca tinha em Sinhô a sua personificação mais típica, mais genuína e mais profunda". Foi o compositor mais popular da segunda década do século XX. Seu nome está profundamente ligado ao nascimento do gênero samba, no Rio de Janeiro daqueles anos, do qual foi um dos pioneiros e importante fixador.
  • Que... A marchinha "Fala baixo" de Sinhô,foi gravada na gravadora Popular pela Banda da Fábrica Popular (Embaixada Fala Baixo) em 1920 e pelo Coro da Fábrica Popular em 1921 com o selo Jurity?
  • No ano seguinte a gravação de "Casino Maxixe", maxixe de Sinhô e Bastos Tigre, gravado na Casa Edison por Francisco Alves, Sinhô reutilizou esta melodia e escreveu novos versos e a tornou, na voz de Mário Reis, um dos maiores sucessos de sua carreira, Gosto que me enrosco.
  • Que... O samba "Sete Coroas" de Sinhô foi feito em "homenagem" a Sete Coroas, famoso bandido do morro da Favela, tudo isso ocorrendo no ano 1922.
  • Um dos episódios mais anedóticos da vida do compositor Sinhô foi divulgado por Almirante: "Sinhô estava tocando numa festa na casa de uma distinta família em Botafogo, quando uma mocinha entusiasmada com sua performance mostrou-lhe uma partitura e pediu que ele a executasse, pois gostaria de cantá-la. Sinhô ficou pálido, pois não sabia ler a partitura. Viu o título da música ("Élégie", de Massenet), pôs na estante como se fosse tocá-la e disse: 'Sinto muito, senhorita, mas não posso executar essa música. Não me dou com esse autor'."

Mais tocadas

Ouvir Sinhô Ouvir

Biografia

Ver completa >
José Barbosa da Silva, o Sinhô, nasceu no Rio de Janeiro em 18 de setembro de 1888 - foi o mais reconhecido compositor carioca de 1920 (quando explodiram no carnaval carioca o samba Fala meu Louro e a marcha O...

Artistas relacionados

Ver mais >

Últimas notícias

Ver mais >