Rock com melodia. A força da música com peso para ouvidos afinados. Essa é a proposta da Sinhá Vitória, banda de rock formada em Curitiba, em 2000, e que vem conquistando seu espaço no país, mostrando que qualidade ainda tem lugar no cenário musical.
Formada por Nilton Paris (voz), Fábio Serpe (guitarra e viola), Ricardo “Peu” Grassi (bateria) e David Kawamura (baixo e piano), a banda está começando a divulgação de seu terceiro CD independente, “Nenhuma Sombra Por Perto”. O nome foi inspirado no poema “Retirante” de Lupércio Mundim, que aborda a dificuldade enfrentada pelo povo nordestino. O título é uma analogia aos percalços enfrentados pela personagem de Graciliano Ramos (inspiração do nome da banda) e as dificuldades que as bandas independentes encontram no cenário nacional.
A Sinhá Vitória traz nesse novo trabalho as mesmas influências do rock dos anos 60 e 70, com pegada forte, som vigoroso, instrumental, letras e riffs marcantes em todas as músicas, mas com algumas novidades. Há a presença de viola caipira (Superfície, Pra Muito Longe, Nenhuma Sombra Por Perto) além de uma música acompanhada pelo piano e viola (Só Por Um Instante).
“Rock”, o segundo CD da banda, lançado em 2003, trouxe estampado no nome o estilo que a Sinhá Vitória vem pra mostrar. Várias músicas ainda estão tocando nas rádios de todo Brasil e da Argentina, sendo, inclusive, o clipe de “Sinhá Vitória” veiculado na MTV e Multishow. A banda ainda foi destaque no programa PLUG-RPC (Rede Globo).
Pela Revista da MTV (nº 33, janeiro de 2004), sobre o álbum “Rock”: “o grupo (cujo nome homenageia Graciliano Ramos e seu Vidas Secas) faz rock setentão de boa cepa. Além de ótimas composições próprias, o CD traz uma versão hard para “Admirável Gado Novo” (Zé Ramalho)”. A regravação, aliás, rendeu elogios do próprio Zé Ramalho.
Com votação feita pelo público, a Sinhá Vitória recebeu a grata notícia de oito indicações no IX Prêmio Saul Trumpet (2004): Melhor cantor, banda/grupo, instrumentista, música, show, CD, capa/encarte e melhor disco/CD paranaense de todos os tempos
No Dia Mundial do Rock, 13 de julho de 2004, a Sinhá Vitória foi escolhida como a representante do rock no palco principal do 14º Festival de Inverno da UFPR - Antonina/PR, levantando a platéia de 9.000 pessoas.
A boa aceitação vem desde o primeiro CD, “Sinhá Vitória” (2001), quando, com sua primeira formação (Zica no baixo e Edinho de Ramos na bateria), a banda foi campeã de votos em Curitiba do Festival de Bandas Semp Toshiba Transamérica 2002. De quebra, ainda conquistaram o título de Melhor Grupo Musical Paranaense na VI Edição do Prêmio Saul Trumpet (o mais importante do Estado do Paraná), antes mesmo de terem feito seu primeiro show!