A história da banda Simple Plan começa em meados dos anos 90 quando o vocalista Pierre Bouvier e o baterista Chuck Comeau, ambos então com 13 anos, fundaram o Reset, uma banda de Punk Rock. Apesar de a banda ter digressões e de abrir shows de bandas como Face To Face, MxPx, Ten Foot Pole por todo o Canadá, Chuck e um outro membro da banda achavam que isso não era suficiente e decidiram desistir antes de terminar o segundo álbum. Depois disso o Reset conseguiu lançar seu segundo álbum. Mas, a certa altura, Pierre começou a achar que a banda não iria crescer mais e também decidiu desistir.
Entretanto, Chuck tinha desistido da Universidade e formado uma nova banda com os amigos de escola Jeff Stinco e Sebastien Lefebvre. Este novo grupo andava a procura de um vocalista e viu muitos candidatos até que, um dia, por coincidência, Chuck encontrou Pierre em um show do Sugar Ray e propôs-lhe entrar na banda. Na altura Pierre hesitou um pouco porque estava farto daquele mundo, mas concordou em ir vê-los ensaiar. Enfim, Pierre aceitou entrar na banda.
Depois de Pierre se ter juntado, a banda começou a trabalhar no seu som e a dar vários shows na sua terra natal, mas achavam que faltava alguma coisa. Eles acharam que o Pierre estava muito preso no palco pelo fato de, além de cantar, também tocar baixo. Foi então que entrou um novo vocalista/baixista no Reset. O subistituto de Pierre era nada mais nada menos que David Desrosiers e eles ficaram tão impressionados que decidiram pedir-lhe para se juntar a eles.