O vocalista Daniel Johns alegou que adquiriu anorexia nervosa por ouvir a própria música.
The Greatest View", o primeiro single do Diorama, foi a música com mais downloads da história da Austrália.
Outro dos primeiros shows que a banda fez foi em uma feira de rua e eles tocaram s covers de Deep Purple, Black Sabbath e Led Zeppelin. O show não durou muito porque um cara reclamou "se vocês no pararem com esse barulho eu chamo a policia". Eles pararam, mas pelo menos foram pagos (10 dolares), que era o que eles queriam.
O Ben quebra, em média, 18 baquetas por show
uma vez 3 garotas roubaram $26,000 dos pais para poderem ver o show do silverchair, mas elas foram pegas e no fim acabaram que conseguiram o que tanto queria: viram a banda de perto nos camarins!
Quando o Silverchair e o Red Hot Chili Peppers fizeram uma turnê juntos, no último show, os caras do Red Hot Chili Peppers mandaram strippers pro palco enquanto o Silverchair tocava "Tomorrow". Uma das strippers se agarrou no Daniel e acabou desplugando a guitarra dele .
Em 1996 o Silverchair e o Dave Navarro (do Red Hot Chili Peppers) fizeram um test drive pra revista Bikini Magazine. Daniel enlouqueceu no volante no meio da praia e foi preso porque estava sem os documentos. Ele passou o dia na cadeia e saiu dando autógrafos pra filha do guarda, quando provaram que ele era o Daniel do silverchair.
o John Watson, empresario da banda, pensou que a musica "No Association" do Freak Show fosse feita pra ele, o que foi bem engraçado considerando a letra da musica como algo: Sou livre e não dependo de vc mais!
O garotinho que aparece na capa do CD Freak Show era de verdade uma estrela de um antigo "freakshow" dos Estados Unidos chamado Grady Stiles. O 'nome artstico' dele era "The Lobster Boy"
Quando o silverchair veio ao Rock in Rio 3, em 2001, o Daniel se recusou a ir na coletiva de imprensa e o Ben e o Chris deram a desculpa de que ele estava descansando a voz, mas ele também se recusou a ir no chat da AOL. Os jornais brasileiros, quando ficaram sabendo que o Daniel deu entrevistas pra revistas estrangeiras não demoraram a escrever notas maliciosas sobre ele, mas se tivessem ao menos lido a tal entrevista eles saberiam que o Daniel estava saindo dos anti-depressivos e não podia ficar em meio de muitas pessoas, ou ele começava a ter ataques de pânico.
Durante um show na França, alguns anos atrs, o Daniel colocou a guitarra no chão e saiu correndo do palco no meio da música, deixando o Chris e o Ben que nem dois trouxas tocando sozinhos(segundo palavras dos mesmos). Quando ele voltou, após mais ou menos 3 minutos, disse que não estava mais aguentando e teve que ir ao banheiro.
"Ana's Song" foi a ultima musica gravada para o Neon Ballroom, porque o Daniel tinha receio de mostrar essa musica por questões pessoais nunca divulgadas.
Durante sua depressão, Daniel escreveu mais de 120 músicas e poemas. Parte deles viraram faixas do album Neon Ballroom.
Quando pequeno, Daniel dormia com um coelho de pelúcia chamado Doola
Em 1995 o Silverchair fez tanto sucesso que eles eram seguidos pelos jornalistas até indo pra escola. Os jornalistas pagavam os colegas deles pra dizerem o caminho que eles faziam de bicicleta até o colégio . Uma foto do Daniel indo pra escola saiu na capa de um jornal de Sydney com a manchete "como um menino de AU$6 milhões vai para a escola"
Em 1996 o silverchair fez um show secreto em Londres usando o nome de "The George Constanza Trio"
Em 1998, o vocalista Daniel Johns entrou em uma vídeo-locadora e gastou mais de 4 mil dólares em filmes.
O nome Silverchair surgiu quando Daniel Johns, Chris Joannou e mais um amigo de escola decidiram ligar para uma rádio para pedir algumas músicas. Na hora de escolher o som eles comentaram com o amigo que não curtiam o som do Nirvana e esse cara, fã da banda de Seattle, pediu para que eles ouvissem a música "Sliver". Daniel e Chris disseram tudo bem, mas eles estavam mesmo afim era de ouvir uma música chamada "Berlin Chair", da banda australiana "You Am I". Daniel pediu para o Chris escrever "sliver chair", para abreviar o pedido que eles iriam fazer, mas Chris acabou escrevendo errado: "silverchair".
Billy, guitarrista de uma banda de "pop punk" muito famosa nos Estados Unidos chamada Good Charlotte, super fã do silverchair tem os dançarinos do Neon Ballroom tatuados no braço . No single de "Lifestyles of the rich and famous" eles fazem um cover de Cemetery acustico, e eles tambem agradecem ao silverchair no seu primeiro cd "Good Charlotte", dizendo que se não fosse pelo silverchair eles não teriam tido coragem de formar a banda aos 15 anos.
Num caso de assassinato em janeiro de 1996, o advogado de defesa de Brian Bassett, dezesseis anos, e Nicholaus McDonald, dezoito, afirmou que a canção "Israel's Son", de Frogstomp, foi a grande inspiradora dos assassinatos dos pais de Bassett. A banda declarou que eles nunca aprovariam tais atos de violência, e o caso de defesa foi negado.
O Ben comprou sua primeira bateria por apenas $75. Depois vendeu-a por $380!
Durante um show na Australia, em 1997, a Adalita (do Magic Dirt) praticamente estuprou o Daniel. Ela agarrou o cara e tentou beijá-lo de qualquer jeito.
Também já rolaram boatos de que os dois estariam namorando
Courtney Love, que tocava com o Hole depois do Silverchair no festival Big Day Out entrou no palco e disse "Vendo esse menino, ele parece com o meu falecido marido Kurt e canta como o Eddie Vedder... que idiota". Daniel jurava de pés juntos que Courtney não fez nada no backstage, simplesmente ficou olhando "que nem uma retardada" pra ele na porta do camarim.
O grupo ganha o prêmio de "Artista do Ano" do ARIA Awards todos os anos desde que ele foi criado em 1997. O ARIA uma espécie de "Grammy Australiano" na categoria de "Artista do Ano" votada pelo público. Até mesmo em 2000 e 2001, quando eles não fizeram absolutamente nada como banda eles ganharam o prêmio.
O ex-Presidente dos EUA Bill Clinton já mencionou o grupo em uma visita que ele fez à Austrália em 95, quando falava sobre as qualidades do país em vários aspectos, inclusive na música.
No primeiro show os meninos estavam tão timidos que discutiram pra ver quem subia primeiro no palco e quando finalmente estavam la em cima, o Daniel cantou olhando pra parede porque não tinha coragem de encarar a platéia.
em 97, quando gravavam os b-sides do Freak Show em New York o Daniel e o Chris saíram do estúdio e embarcaram numa famosa trade nova iorquina: comprar Rolex falsos. No final das contas eles importunaram tanto o coreano da lojinha que foram expulsos a gritos de "fora da minha loja!"
Sweep, cadela do Daniel, fez backing vocal em "Steam Will Rise", do Neon Ballroom, e "cantou" de novo em uma música do Diorama, que não disseram qual foi.
Em 1995 o Siverchair foi convidado a participar do Big Day Out, um festival de musica da Australia que passa por varias cidades. Eles foram convidados a se apresentar no palco maior, mas preferiram um dos palcos menores. O grande problema foi que o grupo acabou atraindo 15,000 pessoas para os shows, sendo que o maximo suportado era 5,000.
o piano de "Emotion Sickness" tocado por David Helfgott, o pianista esquizofrenico que foi a inspiração do filme ganhador do Oscar "Shine - Brilhante".
Silverchair é uma banda australiana de rock alternativo formada em 1992 por Daniel Johns, Chris Joannou e Ben Gillies. A banda tem sido muito bem sucedida na indústria musical australiana, conseguindo inúmeros prêmios importantes, como o ARIA Awards, com um...