Shelter surgiu, no começo da década de 90, inicialmente, apenas como um trabalho paralelo de Ray Cappo - líder do lendário Youth of Today - onde ele poderia criar sons mais melódicos e explorar sua ideologia Hare Krishna a qual se tornaria uma das principais peculiaridades da banda.
Os rotuladores criaram o (questionado) termo Krishnacore que, ao longo dos anos 90, levou milhares de jovens a buscarem a ideologia Hare Krishna à procura da espiritualidade retratada por Cappo em suas letras e discursos.
As canções do Shelter são providas de grandes doses de espiritualidade, além de abordarem temas como a condenação a violência e a aversão às drogas e o álcool, pelo fato da filosofia Straight Edge também ter grande relevância nas raízes da banda.
Após o fim do Youth of Today o Shelter abandonou o status de trabalho paralelo de Cappo e conseguiu uma repercussão muito maior no cenário, excursionando diversas vezes pelo mundo à fora e até os dias atuais a banda é tida como referência absoluta para todos que apreciam o legítimo hardcore.