Sharon Jones nasceu Sheron Lafaye Jones em Augusta, Georgia em 4 maio 1956. Sua mãe se mudou para o Brooklyn, logo em seguida, no entanto Jones foi enviado para o sul por alguns meses a cada ano para ficar com sua família. Como uma criança, ela e seus irmãos que imitar os cantos e danças de James Brown, com quem compartilhou sua cidade natal. Gosto do ritmo e muitos artistas do blues, ela começou a se apresentar na igreja em uma idade muito jovem, onde a voz dela seria encontrar uma casa ao longo da vida e inspiração. Como um adolescente no início dos anos setenta dezenove anos, ela começou a cantar fora da igreja, em shows de talento e com grupos de funk local.
Mais tarde, ela iria ganhar a vida com uma combinação de sessões de trabalho esporádico como uma voz na sua maioria anônimas sobre os registos de dança várias (por vezes creditado como Lafaye Jones), cantando com bandas de casamento, e um punhado de trabalhos do dia, que incluiu passagens tanto como guarda de uma prisão na notório Nova York Riker's Island, e um guarda de veículos blindados do Wells Fargo Bank. Em 1996, ela foi chamada para cantar back-up em uma sessão de estúdio Desco Records em 70 de lenda do soul Lee Fields.
Desco era uma pequena e independente especializada em funk e soul tradicional pressionado exclusivamente a cera. Os co-proprietários e produtores Phillip Lehman e 'Bass' Bosco Mann chamou Jones em uma ponta de um saxofonista que foi vê-la no momento. Como as outras duas meninas não apareceu para a sessão, Jones cortar todas as peças de fundo para a sessão de si mesma, e começou a cortar o rap prisão improvisada sobre Switchblade, que havia sido originalmente destinada a um homem.