×

Biografia de Shalamar

O grupo “Shalamar” foi uma criação do importante agente de televisão, o americano “Dick Griffey” da “Soul Train”, canal especializado em música negra nos anos 70.

O “Shalamar” contava com “Jody Watley”, nascida em 30 de janeiro de 1959 em “Chicago”, “Jeffrey Daniels”, 24 de Agosto de 1957 e “Gerald Brown”, que um ano mais tarde seria substituído por “Howard Hewett”, nascido em primeiro de outubro de 1955 em “Akron”, “Ohio”.

O primeiro hit, em 1977, foi “Uptown festival”, música inspirada nos sucessos da gravadora “Motown”. Lançado pela “RCA” a produção ficou por conta do próprio “Dick Griffey”, do apresentador da “Soul Train”, “Don Cornelius” e do também agente de televisão o britânico “Simon Soussan” que alavancou a carreira no grupo no reino unido.

No segundo trabalho, “Disco Gardens”, o produtor “Leon Sylvers” assumiu parte da produção, onde o destaque ficou por conta da faixa “Take that to the bank”.

Em 1979 o grupo assinou com a gravadora “Solar (Sound Of Los Angeles Records)” e emplacou o hit “The second time around” que atingiu o primeiro lugar na Inglaterra e oitava posição nos Estados Unidos.

O álbum “Three for Love” de 1980, destacou “Make that move” e “Full of fire”, e o grupo recebeu disco de ouro naquele ano.

O seguinte foi “Go for it” de 81 e em 1982, “Friends” com as faixas “A night to Remember”, “I can make you feel good” e “Friends”, foi o disco da banda recordista de vendas no Reino Unido e também disco de platina nos Estados unidos.

Em 1983, após o lançamento do álbum “The Look”, “Jody Watley” e “Jeffrey Daniels” deixaram a banda para seguir carreira solo, sendo substituídos por “Delisa Davis” e “Micki Livre”. Neste disco os destaques ficaram por conta de “Over and over” e “Dead giveaway”, trilha sonora do filme “Footloose”. Já com os novos integrantes, em 1984 o grupo lançou o disco “Heartbreak” com a produção de “Howard Hewett” e a música “Don’t get stopped in Beverly Hills”, trilha do filme “Beverly Hills Cop (Um tira da pesada)”, de 1985, faturou o “Grammy”.

Quando “Howard Hewett” deixou a banda em 1986, foi substituído por “Sydney Justin”, a banda começava a enfrentar dificuldades.

Com o trabalho de 1987, “Circumstantial Evidence”, mesmo com a produção impecável de “LA Reid & BabyFace”, o disco não emplacou grande sucesso.

Seguindo a tendência da baixa aceitação da banda, em 1990, foi lançado o álbum “Wake up”, sendo esse o último trabalho registrado do grupo.