Sérgio Dias Baptista (São Paulo, 1 de dezembro de 1951) é um guitarrista, cantor e compositor brasileiro, mais conhecido por seu trabalho com Os Mutantes.
Sérgio começou a tocar violão aos onze anos, seguindo os passos de seu irmão mais velho Cláudio César.
Aos treze anos já havia chegado a tal ponto que abandonou os estudos para se dedicar exclusivamente ao instrumento, dando aulas particulares e fazendo parte do conjuto Six Sided Rockers, juntamente com seu irmão mais velho Arnaldo Baptista e Rita Lee com os quais mais tarde formaria a banda Os Mutantes.
Com o fim do grupo em 1978 foi para a Itália, onde recebeu convites para fazer parte das bandas de Eric Burdon e da italiana Area, mas recusou a ambos.
Retornou ao Brasil, onde voltou a trabalhar com nomes como Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Em 1980 lançou seu primeiro álbum solo, Sérgio Dias, onde se mostrava bastante eclético, indo do funk ao reggae e do rock progressivo ao samba.
O fracasso comercial do disco motivou-o a mudar-se para os Estados Unidos, trabalhando como músico de sessão e gravando trilhas sonoras.
Em 87 se "arrisca" como ator no filme musical 'Johnny Love', que também teve músicas de sua autoria.
Continuou lançando seus discos solo durante os anos 90, gravando canções tanto em português quanto em inglês.
Em setembro/2009 Sérgio Dias demonstra-se, satisfeito com a turnê dos "novos" Mutantes pelos Estados Unidos.
A banda já não conta com Rita Lee ou Arnaldo Baptista,
como nos velhos tempos: agora, o guitarrista é acompanhado por outros sete músicos, incluindo a cantora Bia Mendes, que assume o posto feminino da trupe (ocupado brevemente por Zélia Duncan).
Sérgio é o único integrante original da banda. Arnaldo Baptista - que em 2007 chegou a se apresentar novamente como grupo, à época como Zélia Duncan nos vocais, - não topou a nova empreitada. Dinho Leme (baterista), Henrique Peters (teclados), Vitor Trida (guitarra), Vinicius Junqueira (baixo), Fabio Recco (teclado) e Bia Mendes (vocal) compõem a nova formação.