Screeching Weasel foi uma banda de punk de Chicago, Illinois, formada em 1986 liderada pelo colunista do zine “Maximum Rock’n’Roll” Ben Weasel (aka Ben Foster) e John Jughead (aka John Pierson). Durante anos a banda passou por diversas formações até o seu fim em 2003. Membros que já passaram pela banda inclui Mass Giorgini no baixo, Dan Panic (aka Dan Sullivan) na bateria, Danny Vapid (Dan Schafer, atualmente no The Methadones) na guitarra e no baixo.
As letras da banda refletiam o estilo “anti-tudo” e o seu som é derivado dos Ramones. Garotas e paranóia eram temas comuns usados nas canções. Seu estilo sonoro transformou-se do tradicional punk quando começaram para um duradouro e distinto punk/pop, depois mais rápido e então mais melódico tipo de punk.
Através de sua coluna na Maximum Rock’n’Roll, fanzines e letras, Ben Weasel se mostrou o crítico mais pungente relacionado à cena punk. Como por exemplo, em 1999 na canção “Tightrope”, Weasel lançou um ataque contra a glorificação da violência e chauvinismo pelo termo que ele denominou “tough guy (durão/bandido) das bandas de street punk”. Mais tarde em 2003 o Rancid se referiu sobre isso no encarte do cd “Indestructible”. Membros do Screeching Weasel formaram bandas como: The Methadones, The Mopes, Even in Blackouts, Sweet Black And Blue.