John Paul Larkin temia que seus ouvintes percebessem o fato dele ser gago; então Judy, sua esposa, sugeriu que ele falasse disso diretamente em sua música. Trabalhando com os produtores de dance music Ingo Kays e Tony Catania, ele gravou seu primeiro single, "Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)", um canção que pretendia inspirar crianças que gaguejavam a superar essa adversidade. Ele adotou o novo nome e a personalidade Scatman John.
Scatman era tão popular no Japão que lojas de brinquedos japonesas vendiam bonecos com sua aparência e ele apareceu em cartões telefônicos e latas de Coca-cola. A versão japonesa de Everybody Jam! incluía um total de cinco faixas bônus, com singles como "Su Su Su Super Kirei" e "Pripri Scat", que foram encomendadas por empresas japonesas para comerciais de cosméticos e pudins, respectivamente. A franquia de Ultraman também entrou na mania Scatman, lançando um single intitulado "Scatultraman", com a arte da capa onde os personagens de Ultraman aparecem com chapéus e bigodes.
Quando Scatman foi diagnosticado com câncer de pulmão e num breve período de tempo entrou em tratamento intensivo ele manteve uma atitude e pensamentos positivos, declarando que: "O que Deus quiser, está bom para mim... Eu tive o melhor da vida. Eu provei da beleza." Em uma entrevista em 1996 ele comentou:
"Espero que as crianças, enquanto elas cantarem minhas músicas ou as dançarem, sintam que a vida não é tão má assim. Nem que seja por um único minuto."
Scatman morreu em sua casa em Los Angeles em 3 de dezembro de 1999.
Scatman John foi um músico do Jazz que criou uma fusão única de scat singing e techno, mais conhecido por seu hit de 1994 "Scatman (Ski Ba Bop Ba Dop Bop)". Como ele costumava dizer, isto era um processo de "tornar meu maior problema em meu maior sustento". John sofria uma grave gagueira.
John Paul Larkin, (El Monte, Califórnia, 13 de março de 1942 – Los Angeles, 3 de dezembro de 1999), mais conhecido por Scatman John (às vezes atribuído internacionalmente como John Scatman) , foi um músico do Jazz que criou uma...