Satyricon é uma banda de black metal norueguesa. Recentemente a banda lançou o novo álbum de estúdio Now, Diabolical. O álbum gerou uma grande controvérsia no black metal por ser mais melódico e bem diferente dos outros álbuns.
Formando em 1992, o Satyricon tem seu lugar garantido dentre os favorito do black metal além de ser um nome respeitado em todo o ‘underground’ black metal (pois também há o mainstream do próprio) por sempre terem sido criativos em seus trabalhos, seguidos de uma legião de fãs nos quatro cantos do mundo. A banda é formada por Satyr (vocais e guitarra) e Frost (bateria)
Em seus sete anos de existência, um período de atividade musical que tem surgido numerosas gravações (incluindo um split com Enslaved), o outfit Norueguês continua permanecendo em oposição estrita à popularização contínua de um gênero que para eles representa não unicamente uma filosofia mas um estilo de vida.
Rebel Extravaganza é o lançamento mais recente e segundo pela gravadora Nuclear Blast (o primeiro foi Intermezzo II - um EP contendo quatro canções, sendo uma delas, uma cover da banda mineira Sarcófago: "INRI", banda que ambos admitem serem fãs já muito tempo; lançado no início do ano). Uma descrição perfeita está longe para um álbum que guarda um black metal cheio de tradições musicais vivas enquanto fortalece o monstro venerável com uma fusão de novos tons e texturas.
Ninguém podia prever, no tempo, o impacto que a banda poderia trazer o gênero florescido ou a atenção global à cena, conduzindo por um frenesi de mídia. O lançamento de Rebel Extravaganza vem seguido de uma turnê americana (sua primeira vez tocando na terra do Tio Sam, tocando no 13º Milwaukee Metal Festival, a banda foi forçada permanecer na Noruega dias antes, esperando receber aprovação dos Oficiais De Costumes dos EUA para entrar no país.