Su segundo nome, Leah, é um nome bíblico e de origem hebraica.
O ponto de partida para o seu reconhecimento como intérprete foi a participação em um especial em homenagem à cantora Elis Regina, transmitido pela Rede Globo, quando Sandy tinha apenas 13 anos de idade.
Sandy se formou em letras para se tornar melhor compositora.
Sandy é formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a PUC-Campinas.
No dia 26 de maio de 2009, Sandy cantou 'As Canções Que Você Fez Pra Mim', no show especial 'Elas cantam Roberto', em homenagem aos 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos,
Sandy escolheu "Manuscrito" como o título de seu primeiro álbum em carreira solo. A cantora optou por este nome ao concluir o projeto de composições próprias e com algumas parcerias como a de músicos Lucas Lima e Junior Lima.
Em 1997, Sandy foi escolhida entre as maiores cantoras brasileiras para fazer um dueto com o tenor Andrea Bocelli. Ele ficou espantado quando soube a idade de quem escolhera. Sandy na época tinha apenas 14 anos.
Sandy recebeu esse nome por causa da personagem de Olivia Newton John no filme Grease - Nos tempos da brilhantina. Esse filme no cinema foi testemunha do inicio do namoro de Durval e Noely.
Em Agosto de 2009, Sandy fez sua primeira participação solo no Criança Esperança, cantando a música Ciranda da Bailarina, de Chico Buarque, com jovens bailarinas, alunas da veterana bailarina Ana Botafogo.
Em abril de 2010, Sandy é eleita a Mulher mais Sexy da Música, pelos internautas do site Vagalume, batendo grandes nomes como Britney Spears, Cláudia Leitte e Katy Perry.
Sandy Já vendeu mais de 80 mil cópias de seu álbum "Manuscrito".
Em 2007, Sandy fez a segunda apresentação do projeto 'Piano e Voz', com o pianista Marcelo Bratker. A primeira apresentação foi realizada em dezembro de 2006 e deu origem ao especial de fim de ano da Cultura.
Sandy fez parcerias com Pedro Mariano (filho de Elis), Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Marcelo Bratke (com quem montou o show "Piano e Voz" cantando Bossa Nova, Jazz e música erudita), entre outros músicos e artistas.
Estranho Jeito de Amar - O curta-metragem foi feito para o videoclipe da música 'Estranho Jeito de Amar'. Nele, Sandy interpretava Luísa. Foram 120 mil reais gastos em dois dias de filmagem do videoclipe. O resultado do curta-metragem, com aproximadamente quatorze minutos, foi exibido no 14º Gramado Cine Vídeo. Além disso, também foi feita uma versão de cinco minutos para ser exibido na televisão.
Sandy teve vários momentos históricos: Show em João Pessoa (2001) para mais de 1,200 milhão de pessoas. Em 1998 a dupla participou de um show em Paris, na Copa do Mundo.
No início da carreira, Sandy detestava arrumar os cabelos para gravar os programas de TV, mas Noely sabia como convencê-la a dar um retoque no visual. Ela dizia para a filha que Zezé Di Camargo estava para chegar e, mais do que depressa, Sandy saía correndo para arrumar as madeixas. Todo esse entusiasmo tem uma explicação: o sertanejo brincava com a menina, dizendo que ela era sua namoradinha. Dez anos depois, Zezé ri e acha que a musa teen não ia gostar de se lembrar dessa época. "Hoje se ela lembrar disso vai ter é raiva", diz o cantor, brincando.
Sandy e Junior foram vítimas do quadro "Câmera escondida", do programa Topa tudo por dinheiro (do SBT), na década de 1990. Eles estavam em uma loja de artigos esportivos e sua mãe, Noely, sabia que era tudo brincadeira.
Já recebeu, também, por diversas vezes, o prêmio promovido pelo canal Nickelodeon na categoria de "Melhor Cantora".
Sandy Leah Lima, juntamente com seu irmão um ano mais novo, Junior, filhos do cantor Xororó, da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó, se apresentaram pela primeira vez em 1989, no programa Som Brasil e, um ano depois, gravaram seu primeiro álbum, "Aniversário do Tatu", que foi lançado em 1991, alcançando, em menos de um mês, a vendagem de 250.000 cópias.
Fez parte da dupla Sandy & Junior durante 17 anos.
Já ganhou diversos prêmios, como o Prêmio Multishow de Melhor Cantora em duas oportunidades
Sandy é casada com o cantor Lucas Lima (integrante do grupo Família Lima) desde 12 de Setembro de 2008.
A Diarista - Sandy fez uma participação especial, onde, junto com Marinete e sua turma, se meteu em muitas encrencas. Tudo por um dia no anonimato.
Todos ficaram surpresos com o fato de Sandy virar garota-propaganda de uma cervejaria e seu camarote de Carnaval, no Rio. Isso porque a imagem da cantora não bate com o produto. Sandy, que sempre passou a imagem de moça recatada e avessa às baladas, ainda por cima mudou o visual para a campanha, ficando loira.
Em nota publicada na coluna Radar da Veja online, dão como certo que o altíssimo cachê – de R$ 1 milhão - oferecido à Sandy foi determinante na conversão da moça que, ainda segundo o veículo afirma, nem gosta de cerveja. Mas há quem garanta que foi mais até: R$ 1.400 mil.
“Sandy é um daqueles casos de mudança relâmpago de hábitos etílicos. Numa entrevista, Sandy disse textualmente: ‘Eu não gosto do gosto de cerveja, mesmo sem álcool’.”
Estrela-Guia - Sandy foi a protagonista desta novela da Rede Globo em 2001 no papel de Cristal e fez par romântico com Guilherme Fontes. Junior também participou da novela no papel de um palhaço de rua. Média de 32 pontos no Ibope.
Sandy é musa do camarote Devassa, no Rio
Mal foi lançada e a nova campanha da cerveja Devassa, que tem como garota-propaganda a cantora Sandy, já está fazendo o maior sucesso, principalmente na internet. Uma página no Twitter foi criada para ironizar o comercial, que diz que todo mundo tem um lado "devassa".
Batizado de "Devassa Bad", o perfil foi criado logo após o lançamento da campanha e traz vários posts com mensagens que "enfatizam" a devassidão de Sandy - mais conhecida por seu recato. Os posts bem-humorados já estão em terceiro lugar nos Trend Topics Brasil.
"A Sandy é tão #DEVASSA que disse que beijar seu marido mais que mil é mais que bom!" e "A Sandy é tão Devassa que não foi se confessar após o comercial #sandyfacts " foram algumas das mais de mil mensagens já publicadas desde que o perfil foi criado.
A própria Sandy, ao ver que seu nome estava entre os mais comentados da rede social, fez brincadeira com o assunto. "A Sandy é tão devassa, q se diverte até com o #SandyFacts!... Hehehe... #SandyFacts", escreveu a cantora.
O mais novo álbum da cantora chama-se "SIM", segundo a mesma o nome curto e forte traduz a sua atual fase, na qual se sente realizada, feliz e como o próprio nome indica, muito positiva.
Seu primeiro nome, Sandy, foi escolhido por causa do filme "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", com Olivia Newton-John, o qual Sandy adorava enquanto criança. Os pais, Noely Pereira de Lima e Durval de Lima (Xororó), assistiram juntos ao filme...