O tenor inglês, Russell Watson, 43 anos, conhecido como "A Voz" e “Tenor do Povo”, por causa da sua potente e popular voz trabalhava em uma antiga fábrica da cidade de Salford, Inglaterra e se tornou conhecido ao cantar em um estádio, antes de um jogo do campeonato inglês de futebol em 1999.
Com sua voz de “tenor clássico”, ele conseguia incluir canções populares em seu repertório e com isso vendeu mais de 5 milhões de discos por todo o mundo.
Em outubro de 2007 foi operado às pressas para a retirada de um tumor do cérebro. Em 2006 Russell tinha passado por uma cirurgia similar, mas para a retirada de um tumor bem menos agressivo. Segundo seu assessor, ele só ficou sabendo do tumor 2 dias antes de ser operado.
Apesar da operação complexa o cantor consegui se recuperar e já retomou a carreira.
Em Abril e Maio de 2009 , Watson realizou uma turnê no Reino Unido apoiado pelo Liverpool's Sense of Sound, grupo que chegou ao seu conhecimento após terem realizado na BBC's Last Coro Permanente. Em Julho de 2009, ele se apresentou na cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais 2009, em Kaohsiung, Taiwan.