Banda brasiliense, originalmete formada por Alf (vocal/guitarra/baixo), Beto (baixo/voz), Biu (Guitarra/voz) e Bacalhau (bateria), o Rumbora surgiu como umas das grandes promessas do cenário do rock nacional. A banda se apresentou no extinto pograma alto e bom som da MTV, apresentado por Edgar, daí pra frente foi só alegria e rock ensolarado!
Com o lançamento do primeiro cd entitulado "71" (curioso titulo que se deve ao ano em que todos os integrantes da banda nasceram, entre outras curiosidades) o Rumbora coloca nas paradas hits como "Chapirous", "O Ó do Borogodó", "Skaô" e mostra para que veio.
O segundo cd, o "Exercito Positivo Operante" demonstra o quanto a banda cresceu, com um som cheio de efeitos, letras com atitude. O destaque fica para as músicas "O Mapa da Mina", "O Passo do Azuilson", "Mal do mundo" e "Veste o Uniforme", que tocaram nas rádios de todo o país. O cd ainda conta com a balada "To Com Você", o rock invocado de "Tá Com Medo?" e "Ladeirão", o ska de "Boas Novas" entre outras. A agenda de sohws lotou, e a banda começa a fazer shows históricos pelo Brasil, como o show do Rock In Rio entre outros.
Em 2001 a banda é convidade pelos amigos do Raimundos a abrir a turnê 2001. Foram shows inesquecíveis como o do Olimpia, que por 45 minutos a banda colocou o palco no chão! O batera bacalhau substitui o baterista do The Mission (que quebrou o braço dias antes de vir ao Brasil), e o Rumbora abre os shows pros caras!
O quartel general da banda, a Casa Amarela, foi palco de um dos clipes da galera, estes que por sua vez contam sempre com mulheres muito bonitas e muito rock! Concorrendo com o clipe "Mapa da Mina", na escolha da audiência no VMB da MTV. O Rumbora também participou do Rock Gol, mas isso é melhor esquecer!
Tempos depois o baterista bacalhau deixa a banda, sendo substituido por Fabrício, e a banda segue em frente. Logo em seguida foi a vez de Biu deixar a banda, e o Rumbora a gravadora. Tornando-se uma banda independente, seguem então as dificuldades, como não poderia deixar de ser.
Dessa vez foi a vez do batera Fabrício sair da banda e no lugar dele entra o "5° elemento do Rumbora" o grande Leandro Leospa, o "Neguim"! A banda volta a morar em Brasilia deixando a Casa Amarela e uma grande saudade.
Começa a batalha novamente, e depois de 3 anos de muita luta o Rumbora volta com o novo cd "Trio elétrico" e a nova música "Freio de Mão", que mostra o que vem pela frente! Mais uma vez os Rumboras mostram um exemplo de força e atitude!