Compositor respeitado e cantor amadurecido na dura disciplina de quem tem 16 CDS lançados Rui Biriva lança o 17º intitulado "Pedindo Cancha", em setembro/2009.
Este novo trabalho traz muitas surpresas. Em primeiro lugar é um CD temático, quase que na sua totalidade voltado ao tema "Cancha Reta", outro ponto a ser destacado são as parcerias nas composições e o retorno depois de alguns anos da produção precisa e inventiva de Amaro Peres que já havia assinado outros discos de Biriva ainda no início de sua carreira.
Rui da Silva Leonhardt, conhecido pelo nome artístico de Rui Biriva (Horizontina, 28 de outubro de 1958) é um cantor e compositor brasileiro de música regional gaúcha.
Rui Biriva viveu até os 10 anos de idade no Distrito da Esquina Eldorado, em Horizontina. Aos 14 anos, venceu o Festival Estadual Estudantil da Canção.
Mudou-se ainda jovem para o Paraná, onde fez o curso de Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1978. Não chegou a concluir o curso e, após morar em São Paulo, retornou ao Rio Grande do Sul.
O nome artístico foi adotado após a gravação da canção
"Birivas", de Airton Pimentel, com a qual venceu o festival Seara da Canção Gaúcha, em 1982. Biriva é como é chamado o tropeiro de gado no Rio Grande do Sul.
Em 1984, venceu a Seara da Canção Nativa de Carazinho, com a música "Santa Helena da Serra", composta em parceria com José Luiz Vilela.
Em maio de 1987, gravou o seu primeiro álbum: Cantar, produzido por Ayrton dos Anjos, pela Continental Discos.
Rui Biriva possui 14 discos gravados. Entre seus maiores sucessos estão: Tchê Loco, Quebrando Tudo, Canção do Amigo e Castelhana, esta composta em parceria com o cantor Elton Saldanha.
Rui Biriva também apresenta, desde 2003, o programa "Paralelo Sul" na TVE-RS.