Rui Bandeira nasceu no então território colonial português de Moçambique, em Nampula, a 25 de Julho de 1973, vindo para Portugal com 2 anos. Por volta dos 15 anos de idade ingressa numa Igreja evangélica onde começa a dar os primeros passos na música ao cantar, ao tocar piano e ao compor as suas primeira canções. Nos 10 anos seguintes, até 1997, seriam editados 4 álbuns, sendo dois de uma banda de que foi fundador e os dois últimos já a solo.
Rui Bandeira ao vivo em Pontault-Combault, na FrançaEm 1999, concorre ao 36º Festival RTP da Canção, com o tema “Como tudo começou”, com produção de Jorge do Carmo. Vence o certame nacional e representa Portugal no Festival Eurovisão da Canção, nesse ano em Jerusalém, Israel.
Segue-se o seu primeiro disco de projecção nacional, Como tudo começou, com o nome da canção que o consagrou no Festival da Canção, editado em Março de 1999 pela Vidisco, editora a que ficaria ligado nos 7 anos seguintes.
Nesse mesmo ano ainda representou Portugal, a convite da RTP, no Festival Internacional do Cairo, no Egipto, onde obteve o 4º lugar entre 32 países, tendo a sua interpretação de “Make this World”, de Jorge do Carmo e Tó Andrade, garantido a melhor posição entre os europeus.
Os anos seguintes são pautados por mais dois lançamentos: Mais, no ano 2000, e Magia do Amor, em 2001, este último incluindo um dueto com Tiago.
Em 2003 participa, no programa televisivo “Academia dos Famosos” da TVI e lança uma compilação, Momentos composta por 10 temas dos seus primeiros trabalhos e mais 5 originais.
Destino, é lançado em 2004, um disco que ultrapassa vendas superiores a 10.000 unidades, conferindo pela primeira vez o galardão de “Disco de Prata” a Rui Bandeira. Este trabalho inclui um dueto com o tenor português Carlos Guilherme.
O ano de 2005 é marcado por aquele que seria o último álbum pela etiqueta Vidisco: Duas Vidas. Em 2006 marca um ponto de viragem na carreira do cantor, passando para a editora Espacial e voltando a trabalhar com Jorge do Carmo. O resultado foi o álbum Só Deus Sabe.
Também em 2006 decorrem na terra que viu Rui Bandeira nascer para a música (Corroios, no Seixal), as gravações do primeiro DVD do cantor que sairia no ano seguinte.
O DVD Ao Vivo é então lançado em 2007, sendo praticamente todo baseado em temas do álbum Só Deus Sabe, com apenas três temas de outros álbuns. Mais tarde neste ano sai o álbum Ao Vivo contendo, para além das 15 faixas ao vivo, três temas inéditos. Em Abril de 2009 sai O Nosso Amor. Com etiqueta da Espacial, este é o sétimo álbum de estúdio do cantor, desde a sua vitória no 36º Festival RTP da Canção, em 1999.