Em 1976, Rubén Blades substituiu Héctor Lavoe, que havia deixado a banda de Willie Colón. A parceria entre Colón e Blades marcaria uma virada importante no som da salsa.
Blades fez um teste de voz na sala de correspondência e largou imediatamente o emprego na Fania para juntar-se ao grupo de Barretto. Ele dividiu o vocal principal com Tito Gomez no disco "Barretto" (1975) e fazia backing vocals e outros trabalhos como vocalista em gravações da Fania e para o grupo de salsa Fania All-Stars. Também cantou e gravou com a Orquesta Harlow, de Larry Harlow.
O primeiro papel importante de Blades no cinema foi em "The Milagro Beanfield War" (Rebelião em Milagro), dirigido por Robert Redford. Em seguida conseguiu o papel principal em "Dead Man Out" (A Caminho da Morte), em que sua atuação como assassino no corredor da morte lhe rendeu o prêmio Cable ACE de melhor ator de filmes produzidos para TV por assinatura.
Fiel a seu ativismo social, Rubén Blades concorreu à presidência do Panamá em 1994, como fundador e líder do movimento Papa Egoró. Sua plataforma tomou como base a igualdade social fundamentada na ética e na igualdade entre grupos culturais e sociais de todas as classes econômicas.
Ruben Blades tornou-se Mestre em Direito Internacional
em 1985, pela Harvard University.
Blades contou que certa vez ajudou Michael Jackson, o "rei do pop", a adaptar para o espanhol a balada "I Just Can't Stop Loving You", que tinha lançado em inglês em 1987 e que posteriormente interpretou na língua espanhola com o título de "Todo mi amor eres tú".
O retorno formal do cantor e compositor Ruben Blades para o público americano ocorreu no começo de novembro/2009, na cerimônia da entrega dos prêmios do Grammy Latino, em Las Vegas, onde Blades cantou com Calle 13, o conjunto de Reggaetón e duo de hip-hop porto-riquenho que ganhou cinco prêmios naquela noite.
Blades participou do filme "Crossover Dreams", em que interpreta um músico que luta para entrar no mercado americano. Além de ter tido o próprio Blades como co-roteirista, o longa-metragem foi aclamado pela crítica e lançado como filme independente com grande sucesso.
Em 1968, a universidade foi fechada devido aos protestos estudantis e Blades viajou para a cidade de Nova Iorque, entrando em contato com Pancho Cristal, produtor de Cheo Feliciano. Cristal havia ouvido Blades no Panamá e ofereceu-se para produzir um disco com Rubén e a Pete Rodríguez Orchestra. From Panama to New York foi lançado em 1970 mas não atraiu muita atenção na época.
Ruben participou como cantor em grupos, como: o Conjunto Latino de Papi Arosemena. apresentou-se também com os Salvajes del Ritmo e com Bush y sus Magnificos, além de participar como vocalista em gravações das duas bandas. Porém, a pressão do ambiente universitário (curso de Direito do Panamá) acabou forçando Blades a deixar temporariamente a carreira de cantor.
Devido à intensidade de sua interpretação no filme
"Crossover Dreams", Blades recebeu convites para papéis secundários em produções maiores. Isto levou Blades a mudar-se para a Califórnia, onde aos poucos ganhou certo prestígio como ator e trabalhou ao lado de Richard Pryor, Whoopi Goldberg, Jack Nicholson e outros pesos-pesados de Hollywood.
Apesar dos problemas políticos e econômicos no Panamá,Blades volta ao país para formar-se em direito assim que a universidade reabre, mas logo após a formatura, junta-se à família em Miami e volta a Nova Iorque para continuar a aprimorar sua música. Ele aceita então o único emprego disponível na Fania Records, como distribuidor de correspondência.
O cantor panamenho Rubén Blades, famoso nos países latino-americanos de língua espanhola, declarou que o cantor Michael Jackson planejava gravar com sua ajuda um disco completo em espanhol (projeto que os artistas não chegaram a concretizar).
Ainda que o emprego na Fania não fosse nada glamoroso,
Ruben tinha contato com pessoas importantes na cena da música latina novaiorquina. Outros intérpretes, como Richie Ray e Bobby Cruz, Nestor Sanchez e Ismael Miranda gravaram as composições de Rubén, mas sua oportunidade de cantar só chegou no dia em que Ray Barretto procurava um substituto para o vocalista da sua banda.
O álbum "Siembra" (1978), trouxe a música "Pedro Navaja" a mais tocada entre todos os discos de salsa da época e continua bastante popular. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias e alcançou o primeiro lugar nas paradas da maior parte dos países hispânicos
(ouro e platina), assim como nos Estados Unidos.
Em seu primeiro disco com Colón, Metiendo Mano (1977), as faixas "Plantación Adentro", de Tite Curet Alonso, e "Pablo Pueblo", de Rubén, causaram um tremendo impacto nos fãs de salsa e em outros músicos, por sua abordagem de questões sociais.
Rubén Blades, um dos futuros criadores da salsa politizada e consciente, nasceu no Panamá em 1948.
Rubén se lança como cantor aos 18 anos, dois anos antes de realizar seu primeiro disco, em 1968.
Vindo de uma família de excelentes...