Roxette é uma dupla de música pop da Suécia, formada por Marie Fredriksson e Per Gessle.
A dupla alcançou sucesso mundial no final dos anos 80 e início da década de 90, com músicas entre as mais tocadas ao redor do mundo. O Roxette teve quatro singles #1 nos Estados Unidos ("The Look", "Listen To Your Heart", "It Must Have Been Love" e "Joyride") e foi certificado pela Recording Industry Association of America (RIAA), com dois álbuns de platina — Look Sharp!, de 1988 (lançado nos Estados Unidos em 1989) e Joyride, de 1991, bem como dois singles de ouro — "The Look" e "It Must Have Been Love". Ao longo de mais de vinte anos de carreira, o Roxette vendeu mais de 55 milhões de álbuns e 20 milhões de singles no mundo todo.
Formação Na época que os cantores/compositores Per Gessle e Marie Fredriksson uniram-se para formar o Roxette, ambos eram artistas de sucesso na Suécia. Eles se conheceram em 1979, atuando em bandas distintas. Gessle era integrante de uma das mais populares bandas suecas, o Gyllene Tider, enquanto Marie trabalhava nos menos bem sucedidos Strul e Mamas Barn (Filhos da Mãe), antes de ambos embarcaram em carreiras solo. Em 1981, Marie cantou pela primeira vez com Gyllene Tider, cantando ao fundo em um álbum de língua sueca da banda lançado em 1982, e que rendeu ao Gyllene Tider seu primeiro prêmio Rockbjörnen na categoria Melhor Grupo Sueco.
Enquanto trabalha em seu primeiro disco solo (Het Vind), Marie continuava fazendo pequenas participações no álbum The Heartland Café, o primeiro do Gyllene Tider em língua inglesa. Segundo Gessle, esse trabalho foi feito em resposta ao interesse manifestado pela Capitol Records, uma gravadora norte-americana afiliada ao EMI Group, a gravadora do Gyllene Tider. Gessle já havia escrito uma canção em inglês, que apareceu num álbum de 1982 lançado pela Frida, ex-integrante do grupo ABBA. Foi, de fato, uma adaptação de um poema de Dorothy Parker. Escrever e gravar canções em inglês foi, para o Gyllene Tider, foi uma tentativa de chegar para o lucrativo mercado americano.
Com 11 faixas, The Heartland Café foi lançado em fevereiro de 1984. A Capitol Records selecionou seis faixas e lançou-as um extended-play (EP) nos Estados Unidos com um título abreviado, Heartland. No entanto, a empresa insistia em um nome diferente para a banda. Gessle e os outros membros do Gyllene Tider (expressão sueca para "Anos Dourados") escolheu o título de uma canção de 1975 da banda Dr. Feelgood, "Roxette".
The Heartland Café vendeu inexpressivas 45.000 cópias na Suécia. O recém-nomeado Roxette lançou apenas um single nos Estados Unidos, "Teaser Japanese", cujo vídeo chegou à MTV, mas não chegou se quer a ser exibido. Como os singles posteriores, saíram-se melhor, na Suécia, o Gyllene Tider iniciou uma breve turnê pelo país para divulgar o álbum. No entanto, "o álbum morreu depressa demais e uma carreira internacional morreu antes de sequer começar", escreveu Gessle. "Decidimos então por o Gyllene Tider para descansar ... por um tempo".
Gessle gravou um disco solo em língua sueca, lançado em 1985 e trazendo novamente Marie cantando ao fundo, ao mesmo tempo em que Fredriksson gravou seu segundo disco solo e recebeu o prêmio Rockbjörnen como Melhor Artista Feminina Sueca de 1986. Após o aconselhamento mútuo de suas gravadoras, Per e Marie juntaram-se para gravar um sinlge em inglês. "Neverending Love" foi lançado no final de 1986 sob o nome "Roxette" e alcançou o Top 10 sueco.