Aqui está o pianista mais popular dos Estados Unidos, e que também teve seus discos lançados no Brasil com sucesso. Estamos falando de Louis Jacob Weertz, aliás, Roger Williams, natural de Omaha, estado de Nebraska, e falecido em 8 de outubro passado em Encino, Califórnia, uma semana após completar 87 anos de idade, de câncer no pâncreas. Com seu primeiro disco, “Autumn leaves”, em 1955, Roger conseguiu a façanha de chegar ao primeiro lugar na parada da revista americana “Billboard”, sendo esse o único disco de piano-solo a conseguir tal façanha, vendendo cerca de dois milhões de cópias. Foi o início de uma carreira sólida, que inclui discos de ouro e platina aos cachos. Roger Williams gravou um total de 116 álbuns, vários deles pela Kapp, gravadora cujo acervo hoje pertence à Universal Music. Aqui está um deles, “Cascata de melodias”, que deve ser de 1958/59, época em que a Kapp era representada entre nós pela Continental. Acompanhado sempre por orquestras e conjuntos de nível, Roger executa várias páginas do cancioneiro americano, conhecidas até mesmo do público brasileiro. “Sunrise serenade”, que abre o disco, é de 1939, lançada por Glen Gray e a Casa Loma Orchestra, tendo um dos autores, Frankie Carle, ao piano. “Cool water” foi composta por Bob Nolan em 1936, e gravada originalmente em 1948 por Vaugnh Monroe and The Sons of Pioneers. “I’m always chasing rainbows” é de 1918, e fazia parte de um show encenado na Broadway, “Oh, look!”, sendo gravada no mesmo ano por Charles W. Harrison. Em 1941, foi interpretada por Judy Garland no filme da MGM “A vida é um teatro” (“The ziegfield girl”). “When day is done” é de Robert Katscher e Buddy DeSilva, este último um dos fundadores da gravadora Capitol Records. “In my merry Oldsmobile” é de 1905, e foi até usada durante anos como jingle de propaganda da fabricante desse carro, a General Motors. Roger a interpreta aqui juntamente com “Meet me in St. Louis, Louis”, publicada em 1904 e gravada por inúmeros artistas, entre eles Judy Garland, que também a interpretou no filme “Agora seremos felizes” (“Meet me in St. Louis”), outra produção da então poderosa MGM, com a famosa logomarca do leão rugindo. O lado B abre com “Twilght time”, um dos mais conhecidos hits dos Platters na época. “I can’t give you anything but love, baby” é da dupla Jimmiy McHugh-Dorothy Fields, e data de 1928, lançada por Cliff Edwards, também conhecido como “Ukulele Ike”. E como esquecer “Over the rainbow”, esta bela página que foi interpretada por uma Judy Garland ainda adolescente no filme “O mágico de Oz” (1939)? Pois é, a MGM estava com a corda toda… “My ideal” é de 1929, e também muito gravada. “One for my baby (and one more for the road)” é do filme da RKO “Bailado do amor” (“The sky’s the limit”), de 1943, e nele foi interpretada por Fred Astaire, mas quem a popularizou foi Frank Sinatra, que a gravou inúmeras vezes. Roger Williams encerra este seu álbum com “Till we meet again”, escrita em 1918, ano em que terminou a Primeira Guerra Mundial. Agora, é ficar na penumbra e ouvir os maravilhosos solos de piano do agora saudoso Roger Williams…