Em 1994, Roberto Carlos conseguiu bater os Beatles em vendagens na América Latina, vendendo mais de 70 milhões de discos.
Em 17 de abril de 2010 morre aos 96 anos Laura Moreira Braga, mãe de Roberto, a dois dias de o Rei completar seu aniversário de 69 anos.
Roberto Carlos sofreu um acidente. Sua perna esquerda foi esmagada por um trem em Cachoeiro do Itapemirim e parte dela teve que ser amputada. Foi em 1947: ele tinha 6 anos de idade. Na música O Divã, ele conta um pouco desse trauma no trecho: "Me lembro bem da festa, o apito, e na multidão um grito, o sangue no linho branco, a paz de quem carregava nos seus braços quem chorava".
Roberto Carlos conheceu Cauby Peixoto no elevador da RCA. Ele estava com Erasmo e levava um disco 78rpm como referência profissional. De repente, a porta se abriu e entraram Cauby e Di Veras, seu empresário. Roberto e Erasmo aproveitaram para dizer a Cauby que eram seus fãs.
Roberto Carlos passou a compôr músicas cristãs depois que o seu filho nasceu cego.
A Justiça deu ganho de causa a Roberto Carlos e o livro "Roberto Carlos em Detalhes" foi retirado das lojas ao final de fevereiro de 2007. Em 27 de abril de 2007, após longa audiência no Forum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, foi determinado o recolhimento de todos os exemplares do livro
"Roberto Carlos é o único estrangeiro a ganhar o Festival de San Remo na Itália."
Roberto Carlos é torcedor do Vasco da Gama, assim como seu companheiro Erasmo Carlos.
A música "As Flores do Jardim da Nossa Casa" foi composta por Roberto Carlos num quarto de hotel na Holanda, onde ele estava com o filho Segundinho que se submetia a um tratamento de glaucoma congênito. A música foi feita para o filho.
Myriam Rios, conhecida por seus papeis em novelas globais, tinha apenas 17 anos quando conheceu Roberto. Ela foi presenteada com "Eu preciso de você" e "A atriz", além de outros sucessos dos anos 80.
Para Nice, com quem foi casado durante 10 anos e com quem teve três filhos, o Rei fez, entre outras, "Como é grande o meu amor por você" e "Amada amante". Os problemas que levaram ao fim do casamento foram adiantados nos versos de "Sua estupidez", de 1969. Já em "Fera ferida", lançada três anos depois, o cantor fala de rompimento.
Para sua eterna musa Maria Rita, o cantor compôs temas como "Eu te amo tanto", "Amor sem limite" e "Pra sempre". Na canção "O grande amor de minha vida", do álbum "Amor sem limite" (2001), Roberto Carlos revela confidências de seu primeiro encontro com a então adolescente: "Te beijei na boca e percebi / que era o seu primeiro beijo".
A família Braga morava numa casa no bairro do Recanto, em Cachoeiro de Itapemirim-ES. Seu Robertino, pai do cantor, era relojoeiro, e a mãe, dona Laura, costureira. Era ela quem fazia os terninhos de Roberto quando, aos nove anos, ele começou a se apresentar na rádio local.
Carlos Imperial não esperava convites. Levava Roberto Carlos para toda reunião de bossa nova que soubesse existir. Quando não existia, ele mesmo promovia em seu apartamento duplex na Miguel Lemos. E chamava jornalistas, artistas e produtores para ouvir Roberto Carlos - que ele anunciava como um futuro astro da bossa nova. "Este é o garoto. Toca um violão esperto, igual ao João Gilberto. Saca a batida", dizia Imperial, com certo exagero, para cada convidado.
Você sabia que o cantor Roberto Carlos é uma pessoa supersticiosa (não entra pela mesma porta quer saiu).
ele não é só o Rei da Jovem Guarda. Roberto também é o Rei das manias. O cantor só se veste de azul ou branco e não chega perto de acessórios no tom roxo, preto ou marrom. Ele nunca pronuncia as palavras azar e mau, além de esquecer que o número 13 existe. Roberto costuma entrar e sair de um local pela mesma porta.
Roberto Carlos ganhou da CBS, o Globo de Cristal, prêmio oferecido aos artistas que atingem a marca de 5 milhões de discos vendidos fora de seu país de origem.
A música Amigo, serviu de tema para a visita do Papa João Paulo II ao México, cantada por um coro de crianças em transmissão ao vivo para todo o mundo.
"Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos" é uma canção composta por Roberto Carlos/Erasmo Carlos, em 1971.A letra da canção é uma homenagem a Caetano Veloso feita por Roberto Carlos e Erasmo Carlos, ela foi composta como uma forma de ser solidário ao Caetano, que encontrava-se no exílio, em Londres, para onde fora deportado em 1969 pela Ditadura Militar.Ao retornar Caetano retribui com a composição Força Estranha.
A relação entre Imperial e Roberto Carlos se estreitou muito nessa época. Rico, culto e falastrão, Carlos Imperial era o oposto de Roberto Carlos em tudo, mas essa diferença só fez aproximá-los ainda mais. Imperial tinha prazer em informar e formar o novo cantor, e este em aprender as coisas com seu conterrâneo. Um dos grandes prazeres de Roberto Carlos era ir para a casa de Imperial ouvir sua coleção de discos. E ali ele passava horas ouvindo e descobrindo artistas como Ella Fitzgerald e Chet Baker, cujos discos ele nunca teve em casa.(...)
O apoio de Carlos Imperial era tudo de que Roberto Carlos precisava naquele momento. Ou seja,alguém que tinha contatos, conhecimentos no meio artístico e, além disso, a suficiente descontração, o ímpeto, o caradurismo necessários para romper qualquer barreira e chegar aos escritórios dos chefões das companhias de disco.Imperial sabia, por exemplo, fingir-se de surdo quando ouvia um não e de cego diante das portas que ostentavam cartazes de entrada proibida. E isto seria muito útil a partir de agora, quando eles iriam percorrer as gravadoras na tentativa de lançar Roberto Carlos como um novo astro da bossa nova.
Roberto e Erasmo Carlos se conheceram no ano de 1958,numa lotação que saía da Tijuca, mas a parceria dos dois só se concretizaria em 1962, com a música "Parei na contra-mão".
"A música Apocalipse bateu o recorde de execuções em um só dia, com 3.608, das 7 da manhã às 7 da noite. Para se ter uma idéia da grandiosidade destes números, as dez músicas do LP de 1983, somadas, alcançaram 5.981 execuções."
Carlos Colla lança seu primeiro livro: "A Namorada"
Romance baseado na canção "A Namorada", a primeira música que Carlos Colla fez para Roberto Carlos.
Roberto Carlos é o artista brasileiro que mais vendeu discos no mundo, e na América Latina supera as vendagens dos Beatles.
ROBERTO CARLOS é homenageado no desfile da ESCOLA DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO - BEIJA-FLOR/2011. Para contar a vida do rei, a AGREMIAÇÃO DE NILÓPOLIS levou ao SAMBÓRDROMO ediversas personalidades que fizeram parte da vida de ROBERTO CARLOS. Esteve presente a cantora MARTINHA em reverência a jovem guarda.
Pela primeira vez desde 1974 Roberto Carlos fez um show ao Vivo em Copacabana-RJ no dia 25 de Dezembro de 2010 para um público de 700.000 pessoas e transmitido ao vivo pela Rede Globo. o show contou com participações especiais do grupo de pagode Exaltasamba, dos sertanejos Bruno & Marrone e da cantora Paula Fernandes, de Neguinho da Beija Flor e a bateria da escola de Nilópolis (que vai levar sua vida para o sambódromo no carnaval de 2011) além de um coral de 200 crianças da comunidade da Rocinha.
Será enredo da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, no carnaval de 2011. Já fora homenageado pela escola Unidos do Cabuçu, em 1987.
Em 2008, Roberto e Caetano Veloso fizeram juntos um show em tributo a Antonio Carlos Jobim que foi registrado no CD e DVD Roberto Carlos e Caetano Veloso e a música de Tom Jobim. Nesse show participaram com eles Jaques Morelenbaum, Daniel Jobim e Wanderlea.
Roberto Carlos quer ficar mais novo! O Rei se submeteu a uma cirurgia plástica no Hospital da Plástica, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O procedimento aconteceu na última quarta-feira, dia 29 de fevereiro.
Com o objetivo de eliminar rugas nas regiões dos olhos, testa, orelha e boca. Quem realizou o procedimento foi a cirurgiã, Talita Franco.
Roberto mostrou gosto pela música desde cedo, mas não era muito de estudar na escola, segundo seu pai, em entrevista à revista Cartaz , de 1971. Seu Robertino conta que muito pequeno o filho já assobiava, e era afinado. Ele começou a aprender violão e piano com a mãe, Dona Laura, e depois no Conservatório Muscial de Cachoeiro. Era fã de Bob Nelson, um artista que cantava músicas "country""em português.
Juntando todos o discos de ouro e discos de platina que já ganhou, é possível dar uma volta completa em torno do Maracanã.
Roberto Carlos é chamado de rei desde a jovem guarda, recebeu este apelido de um fã da plateia no programa.
NÚMEROS DE ROBERTO CARLOS
A revista Fã-Clube, da Imprima, lançou uma série contando a vida e a carreira de Roberto Carlos. Informa que RC vendeu 744 cópias do primeiro LP, Louco Por Você; vendeu 9.555 cópias do 2o LP, Splish, Splash; 57.951 do terceiro LP, É Proibido Fumar; 92 mil do LP Canta para a Juventude; O LP de 1966 (não há números do LP Jovem Guarda), que tem "Esqueça", vendeu 351.386 exemplares. O Inimitável (1968) saiu com 513.203 discos vendidos, e o de 69 teve uma queda: 399.617 cópias vendidas. O disco de Jesus Cristo (1970) chegou a 458 mil cópias.
Está no Guiness: Roberto Carlos é o cantor brasileiro que mais ganhou discos de Ouro, (21), Platina, (20) e Duplo de Platina, (20), num total de 61. Cada disco de Ouro equivale a 100 mil cópias vendidas, o de Platina a 250 mil e Duplo de Platina a 500 mil."
Roberto Carlos anuncia que os 50 anos de carreira do cantor e compositor serão celebrados no decorrer de 2009 e 2010, e começa a partir da data de seu aniversário (68 anos), dia 19 de abril. Depois de 11 anos sem fazer shows no dia de seu aniversário e de 15 anos sem se apresentar na cidade onde nasceu, Roberto Carlos iniciará esta comemoração no Estádio do Sumaré em Cachoeiro do Itapemirim.
Roberto homenageou a cidade pacata e interiorana onde nasceu gravando a música "Meu pequeno Cachoeiro", composta por Raul Sampaio. Foi no rio Itapemirim que o cantor aprendeu a pescar com seu pai e irmãos mais velhos.
NAMORADINHA DE UM AMIGO MEU
Essa música foi feita por Roberto Carlos a pedido de um conjunto da época que a gravaria. Só que teria que gravar logo no dia seguinte à solicitação. Aí, o grupo acabou não gravando, e RC a incluiu no disco de 1966.
A primeira apresentação pública de Roberto Carlos lhe rendeu 500 cruzeiros de cachê. Foi no programa Chianca de Garcia, na TV Rio. Depois, se apresentou no Clube do Rock, de Imperial, e arranjou um contrato de 8 meses para ganhar 9 mil cruzeiros mensais na Boate Plaza.
Durante o namoro com Magda Fonseca, no início da carreira, Roberto Carlos escreveu "Não quero ver você triste", "A volta" e "Quero que vá tudo pro inferno" - esta última na ocasião em que a amada passava uma temporada nos Estados Unidos.
Roberto Carlos conheceu Cauby Peixoto no elevador da RCA. Ele estava com Erasmo e levava um disco 78rpm como referência profissional. De repente, a porta se abriu e entraram Cauby e Di Veras, seu empresário. Roberto e Erasmo aproveitaram para dizer a Cauby que eram seus fãs.
A música Força Estranha, cantada por Roberto Carlos foi um presente de seu amigo Caetano Veloso.
o primeiro disco gravado por Roberto foi na antiga gravadora Polydor. Um compacto simples com as músicas "João e Maria" e "Ai que saudades da Amélia"
Em 1967, pouco antes de abandonar a jovem guarda e se dedicar definitivamente ao repertório romântico, o cantor Roberto Carlos participou de uma fotonovela, publicada na revista ” Melodias – A Revista da Mocidade”. Especializada em fotonovelas e em notícias sobre celebridades musicais, a revista era editada pelo compositor Fred Jorge, autor de diversas versões de sucesso, como “Estúpido Cupido” e “Banho de Lua”.
É o artista latino-americano que teve mais discos vendidos e o cantor brasileiro que mais vendeu discos no mundo.
A CASA
A casa onde Roberto Carlos nasceu fica na rua João de Deus Madureira, em Cachoeiro do Itapemirim, no bairro do Recanto. A casa tem três quartos.
Em 1976, muito antes da ecologia entrar na ordem do dia de todos os povos e continentes, Roberto Carlos evocava em O Progresso, os problemas com a caça predatória das Baleias.
Em 1994,Roberto Carlos conseguiu bater os Beatles em vendagens na América Latina, vendendo mais de 70 milhões de discos.
ROBERTO EM QUADRINHOS
Roberto Carlos participou da fotonovela "Assim quis o destino", da revista Sétimo Céu, em 1958.
"Roberto Carlos é o único cantor latino americano a vender mais discos que os Beatles, 76 milhões de cópias em todo o mundo."
CIRURGIA PLÁSTICA
Roberto Carlos chegou a fazer uma operação plástica no nariz, em 1965, para corrigir um pequeno defeito que só os amigos íntimos conseguiam notar.
No final de julho de 2007, Roberto Carlos submeteu-se a uma cirurgia plástica para corrigir uma cicatriz do lado direito do pescoço, resultado de um acidente de carro que o cantor sofreu em julho de 1964, em Três Rios (Rio de Janeiro) - quando o automóvel que dirigia capotou e Roberto levou 16 pontos.
Roberto Carlos foi o primeiro artista nacional a atingir a marca de mais de 1 milhão de discos vendidos a cada lançamento.
Morreu na madrugada deste sábado (16/04/2011), às 3 da madrugada, Ana Paula Rossi Braga, filha de Roberto Carlos. Ela tinha 44 anos e foi vítima de uma parada
ESTRANHO ????O fio do telefone também não pode estar em contato com seu corpo.
E naquela noite mesmo, Imperial vislumbrou que aquele garoto que ele conhecera imitando Elvis Presley poderia muito bem se tornar um novo João Gilberto. "Tá na hora de você gravar um disco, rapaz", disse-lhe Imperial já se oferecendo para produzi-lo. Roberto Carlos ficou feliz com a proposta, ainda mais ao saber que havia um lado bossa-novista em Imperial. Sim, o gordo também se tornara fã de João Gilberto e estava agora compondo suas primeiras canções sob a influência da bossa nova. E ele vislumbrou que o cantor certo para gravá-las estava ali, na sua frente, na boate Plaza: seu conterrâneo, o outrora "Elvis Presley brasileiro" que continuaria mais brasileiro ainda, mas agora na cola de João Gilberto.
Em 1976, muito antes da ecologia entrar na ordem do dia de todos os povos e continentes, Roberto Carlos evocava em O Progresso, os problemas com a caça predatória das Baleias.
"Ao retornar aos palcos, em um show no Recife, em novembro 2000, após quase dois anos de afastamento, Roberto Carlos tinha uns reflexos prateados por cima dos cabelos para dar um charme. Não quis pintar porque já está acostumado".
Tudo começou assim...
Carlos Imperial passava em frente da boate Plaza quando viu a foto de Roberto Carlos em um pequeno cartaz que anunciava as atrações daquela noite na casa. Era pouco antes das dez horas e naquele momento Roberto Carlos estava num canto, fazendo um pequeno aquecimento da voz, se preparando para subir ao palco. Imperial chegou por trás e bateu-lhe nas costas. "Ô, meu filho, o que faz você aqui no Plaza? Vi seu retrato na porta. O que está acontecendo?" Roberto Carlos informou-o então que havia deixado o rock e que agora era um cantor de bossa nova. "O quê? Bossa nova?", espantou-se Imperial, emitindo uma sonora gargalhada amplificada pela boa acústica da boate Plaza.
Imperial costumava freqüentar aquela boate em noites de jam sessions e nunca pensou que poderia encontrar ali o Elvis Presley brasileiro, ainda mais cantando bossa nova. Roberto Carlos então explicou que depois de ouvir João Gilberto tudo mudou para ele e que aquela fase de rock era agora coisa do passado. Imperial sentou-se a uma mesa e ficou ali para ver e crer. Naquela noite, acompanhado pelo conjunto de Bola Sete, Roberto Carlos desfilou mais uma vez canções do repertório de Dolores Duran, Tito Madi e de Tom Jobim, principalmente aquelas do primeiro álbum de João Gilberto. "Eu gostei, achei muito bacana ele cantando bossa nova", afirma Imperial.
Detalhes” (1971) Verdadeiro clássico do cancioneiro de Roberto e Erasmo Carlos, a canção, reza a lenda, foi feita para Magda Fonseca, namorada de Roberto na época.
É o artista latino-americano que teve mais discos vendidos e o cantor brasileiro que mais vendeu discos no mundo.
No Hotel Cesar Park em Ipanema/RJ, cantor Roberto Carlos, junto ao presidente do Citibank, Gustavo Marin, o presidente do Credicard, Leonel Andrade e seu empresário, Dody Sirena apresentaram a mais nova parceria entre a pioneira no lançamento de produtos e o maior mito da música brasileira.
Carlos Imperial apresentou Roberto Carlos a uma turma da bossa-nova que se reunia num apartamento na Avenida Atlântica. Disse, na ocasião, que Roberto seria o futuro príncipe da bossa-nova. Acompanhado do guitarrista Gato, ao violão, Roberto cantou Brotinho Sem Juízo.
No ano de 2009 o rei comemora 50 anos de carreira e com mais de 100 milhoes de discos vendidos em todo mundo é o cantor brasileiro que mais vendeu disco na historia do Brasil.
"A sua coleção de discos de Ouro, Platina e Diamantes, se colocada lado a lado, daria a volta no Maracanã."
Roberto Carlos chegou a fazer uma operação plástica no nariz, em 1965, para corrigir um pequeno defeito que só os amigos íntimos conseguiam notar.
roberto carlos no ano de 2012, vendeu mais discos que os 10 cantores de sucesso da atualidade. enquanto os 10 cantores juntos venderam um milhão e seiscentos mil cópias, o rei com o ep "esse cara sou eu" vendeu sozinho trez milhões de cópias.um marco no mundo fonografico brasileiro.
Fafa de Belem gravou com Roberto Carlos em 1991, a música "Se Você Quer" no disco de final de ano com o cantor.
Roberto Carlos costuma ser leal aos seus princípios: nunca trocou de gravadora; mantém há anos o mesmo grupo de músicos que o acompanha em shows e gravações e só canta canções nas quais realmente acredita, aquelas que falam exatamente o que ele tem vontade de dizer... Por isso, segundo Ronaldo Bôscoli, ele nunca gravou “As rosas não falam” de Cartola. Para ele, as rosas falam.
Roberto Carlos Braga (Cachoeiro de Itapemirim, 19 de abril de 1941) é um cantor e compositor brasileiro.
É o artista latino-americano que teve mais discos vendidos e o cantor brasileiro que mais vendeu discos no mundo. Em 45 anos de...